• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

2023 é um ano de descarte de fêmeas, diz analista; abate de bovinos cresce 4,7% no 1º trimestre


Sexta-feira, 12 de maio de 2023 - 12h00


Nesta quinta-feira (11), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou seus resultados de produção animal, com números de abate de bovinos no primeiro trimestre de 2023.


Nos três primeiros meses do ano, foram abatidas 7,32 milhões de cabeças de bovinos. O volume representa alta de 4,7% em comparação com o primeiro trimestre de 2022 e queda de 2,4% em relação ao 4º trimestre de 2022.


Ao todo, foram 1,9 milhão de toneladas de carcaças bovinas no primeiro trimestre de 2023, com incremento de 3% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior. No entanto, houve uma redução de 6,5% em relação ao apurado no quarto trimestre de 2022.


Oferta, demanda e preços

Na visão do analista da Scot Consultoria, Felipe Fabbri, 2023 marca um ano de descarte de fêmeas. “Durante os três primeiros meses do ano, nós tivemos uma influência muito grande do embargo da carne bovina exportada para China, o que resultou nessa queda trimestral quando comparamos com o último trimestre de 2022”, explica.


Assim, o bloqueio das exportações com destino ao país asiático reduziu o ímpeto dos produtores em abater bovinos no primeiro trimestre.


"Neste segundo trimestre, já temos visto uma movimentação diferente. Aquele animal que ficou no pasto nos primeiros três meses do ano, está sendo inserido no mercado e exercido uma pressão de baixa com relação aos preços do boi gordo. Dessa forma, devemos ver um aumento do abate de bovinos no segundo trimestre", explica.


Matéria originalmente publicada em: 2023 é um ano de descarte de fêmeas’, diz analista; abate de bovinos cresce 4,7% no 1º trimestre



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>
Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja