• Sexta-feira, 29 de março de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Mercado do ovo acumula alta de quase 70% desde janeiro, com ajuste entre oferta e demanda


Segunda-feira, 28 de março de 2022 - 16h30

* Reprodução permitida desde que citada a fonte.


O mercado dos ovos no mês de março acumulou alta nos preços pagos na granja, de acordo com o analista de mercado da Scot Consultoria, Felipe Fabbri, entre oscilações ocorridas ao longo do período. Segundo ele, até esta quinta-feira (28/3), a alta é de 3%, com o preço da caixa com 30 dúzias do produto na granja, referência São Paulo, custando R$ 136,50. 


"Entretanto, o destaque fica para o aumento no acumulado do ano, ou seja, de janeiro a março, que chega a quase 70%. Começamos com um janeiro fraco, chegamos em fevereiro registrando valores recordes nominais e sustentando em março", disse.


Alguns dos fatores que contribuem para o cenário, além do período da quaresma, no qual a demanda aumenta tradicionalmente, o analista cita o enxugamento da produção, aumento nos custos de produção (que precisam, ao menos em parte, ser repassados), retomada de eventos e aulas presenciais e a liberação de benefícios financeiros, como o Auxílio Brasil e o saque do FGTS.


Para Fabbri, a expectativa é de que, justamente por estes motivos, abril tenha uma continuidade na sustentação dos preços ou até certa alta, mas sem picos vertiginosos. "A gente sabe que há um teto de preços que é aceito pelo consumidor. Em determinada época chegamos com a caixa de 30 dúzias a R$127,00 e depois recuou. É uma questão de ir testando valores", pontuou.


O aumento nos preços pagos ao produtor também aliviou um pouco a pressão nas margens de lucro frente aos custos de produção. Apesar de ainda altos, Fabbri explica que um dos atuais e principais fatores que mexem com os preços dos grãos, a guerra entre Rússia e Ucrância, já completou um mês. Portanto, o mercado já entendeu essa dinâmica e não deve mudar tanto, conforme o analista.


Matéria originalmente publicada em: Mercado do ovo acumula alta de quase 70% desde janeiro, com ajuste entre oferta e demanda



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>
Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja