• Sexta-feira, 29 de março de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Preço do leite cai 2% em janeiro, com produção em alta e demanda enfraquecida


Quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021 - 16h30

* Reprodução permitida desde que citada a fonte.


O pagamento ao produtor de leite realizado em janeiro, referente ao produto captado em dezembro teve recuo de 2%, conforme explica o zootecnista da Scot Consultoria, Rafael Ribeiro de Lima. A média de preço obtida em pesquisa em 18 estados do país foi de R$ 1,96/Litro, o que representa alta de 56% no comparativo com janeiro de 2020. 


Segundo Lima, essa queda de preço em janeiro é resultado de uma demanda enfraquecida, o que é tradicional para um início de ano, mas reforçada pelo fim do auxílio emergencial que estava sendo disponibilizado pelo Governo Federal. Ao mesmo tempo, a chegada de chuvas mais regulares às principais bacias leiteiras do Brasil resultou em um volume captado 4,9% maior em dezembro. 


A maior oferta e a menor demanda, de acordo com o zootecnista, fizeram os preços caírem não só para o produtor, mas também para os elos de atacado e varejo. 


Os volumes mais abundantes de chuva que deixaram as pastagens mais vigorosas também reduziram a necessidade de uso de suplementação na alimentação dos animais com milho e farelo de soja, tirando um pouco da pressão sobre a margem de lucro.


A expectativa para fevereiro, explica Lima, é de que os preços se mantenham estáveis ou tenham viés de queda, uma vez que não há expectativa de aumento relevante na demanda e a produção deve seguir em altos patamares.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja