• Quinta-feira, 28 de março de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Scot: preço ao produtor de leite sobe pelo 7º mês consecutivo


por ISTOÉ

Quinta-feira, 6 de setembro de 2018 - 11h30

Foto: Scot consultoria


O preço do leite pago ao produtor subiu pelo sétimo mês consecutivo no pagamento de agosto, referente ao produto entregue em julho. Segundo levantamento da Scot Consultoria, a média nacional ficou em R$1,25 por litro, sem o frete, alta de 1,4% na variação mensal e de 21,3% no acumulado de 2018.


Em relação a agosto de 2017, o produtor está recebendo 10,6% a mais neste ano, mesmo ante o aumento na produção do Sul e a retomada no crescimento da oferta em Minas Gerais, São Paulo e Goiás.


Dados parciais de agosto mostram que a captação leiteira aumentou cerca de 3% na média nacional, na variação mensal. Apesar da elevação, a produção de 2018 está abaixo da média de anos anteriores, o que explica o ganho nos preços. Segundo o Índice Scot Consultoria, o volume captado em agosto de 2018 foi 11,3% menor no comparativo anual.


Para o pagamento que será realizado em setembro, referente à produção de agosto, 22% dos laticínios pesquisados pela Scot acreditam em alta do preço do leite ao produtor (maioria localizada no Nordeste), 42% relatam estabilidade e os 36% restante estimam quedas nos preços, frente ao pagamento anterior.


Depois de dois meses de queda, as despesas da atividade leiteira subiram em agosto. Segundo o Índice Scot Consultoria de Custo de Produção, o aumento foi de 3% em relação a julho e de 13,7% no comparativo anual. Desde o início do ano, os custos acumulam um incremento de 8,9%.


“As altas nos preços dos alimentos concentrados, principalmente o milho e o farelo de soja, puxaram o indicador para cima. Fertilizantes e produtos para sanidade animal também ficaram mais caros”, afirma em relatório a analista Juliana Pila.


https://www.istoedinheiro.com.br/scot-preco-ao-produtor-de-leite-sobe-pelo-7o-mes-consecutivo/




 



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja