• Segunda-feira, 29 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Queda de abate de bovinos era esperada


Quarta-feira, 16 de setembro de 2015 - 17h27

O fechamento de frigoríficos e a baixa disponibilidade de gado explicam a forte queda no abate de bovinos no segundo trimestre do ano, segundo a Scot Consultoria.


"Os dados já eram esperados porque o mercado passa por situação de menor oferta e de readequação de capacidade dos frigoríficos. Os números confirmam abates menores e que há menos carne bovina no mercado", afirma a analista Maisa Módolo, em entrevista ao Broadcast, serviço em tempo real da Agência Estado.


O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que os abates caíram 10,7% no segundo trimestre em relação ao mesmo período do ano passado. Ante os primeiros três meses do ano, houve queda de 1,4%. Ao todo, foram abatidos 7,63 milhões de animais entre abril e junho.


"A queda colabora para a firmeza no mercado da carne bovina, apesar de os preços terem caído um pouco nas últimas semanas ante o consumo ruim", afirma a analista.


Maisa espera que os dados do terceiro trimestre também apresentem queda no comparativo anual, mas fiquem mais próximos da estabilidade em relação aos números divulgados hoje. "O ritmo de queda (anual) vai se manter, mas vimos que a frequência de frigoríficos fechando e de redução nos abates se estabilizou (a partir de julho)", diz.


A Scot estimou em agosto que 47 frigoríficos deixaram de abater bois total ou parcialmente desde o início de 2014, com mais de 7 mil demissões desde junho do ano passado.


Fonte: Estadão Conteúdo. 15/09/2015



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja