• Terça-feira, 19 de março de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Custo de produção aumenta e produtor de leite vê margem se estreitar


Sexta-feira, 13 de outubro de 2017 - 05h25


* Reprodução permitida desde que citada a fonte.


O Índice de Custo de Produção da Scot Consultoria para a atividade leiteira teve alta de 0,8% em setembro, em relação a agosto deste ano. Foi o segundo mês consecutivo de aumento nos custos.


A alta nas cotações dos concentrados, com destaque para o milho, foi o principal motivo deste movimento.


No entanto, apesar da alta nos dois últimos meses, os custos de produção estão 12,8% abaixo na comparação com setembro do ano passado.


Para o produtor de leite, foi o segundo mês seguido de estreitamento da margem com a venda do leite. Este fato já começa a pesar nos gastos com alimentação do rebanho e nos investimentos na atividade, o que poderá refletir na produção de leite em curto e médio prazos, até a retomada das pastagens no Brasil Central e região Sudeste.


Em curto e médio prazos, as cotações do grão e de outros alimentos concentrados deverão exercer pressão de alta sobre os custos de produção da atividade. O clima seco e as pastagens em condições ruins colaboram com este cenário, já que aumentam a necessidade de suplementação dos animais.


E com as quedas esperadas no preço do leite ao produtor nos próximos pagamentos a expectativa é de estreitamento da margem para o produtor.


Locução feita por: Janaína Lopes.


Análise de: Juliana Pila.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja