• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Radar sanitário para dezembro


Quinta-feira, 30 de novembro de 2023 - 06h00

Médico-veterinário pela Universidade de São Paulo. É professor titular do departamento de clínica médica pela FMVZ-USP, especializado em Clínica de Ruminantes (ortolani@usp.br).



No mês de dezembro, poucas atividades aparentemente são feitas nas fazendas de boa parte do Brasil, ideal para fazer um balanço geral sanitário do que ocorreu no ano.


Vacinação contra clostridioses em bezerras

No mês passado, em que foram vacinadas as bezerras contra brucelose, sugeri adiar a vacinação contra clostridioses para este mês, visto que um recente estudo brasileiro indica que não se deve vacinar ao mesmo tempo contra brucelose e clostridioses, pois isto faz com que a produção de anticorpos e proteção contra as clostridioses diminua para valer, colocando em risco os animais. Assim, chegou a hora agora de vacinar as fêmeas contra as clostridioses, lembrando que os bovinos, a partir de quatro meses, devem receber duas vacinações com espaço de um mês.


Nota importante:  as vacinas brasileiras contra as várias clostridioses retiraram do produto a proteção contra o carbúnculo hemático (uma outra clostridiose). Assim, em regiões que têm risco dessa última doença, em especial a região sul do Rio Grande do Sul, devem fazer uma vacinação extra com vacinas exclusivas (Laboratórios Venco e Labovet) que contenham bacterinas contra o Bacillus anthracis, causador desta doença.


Descarrapatização estratégica no Rio Grande do Sul e no planalto de Santa Catarina

Segundo orientações da Embrapa, sugere-se a descarrapatização estratégica do gado bovino, nessas áreas citadas, para diminuir a futura infestação de carrapatos nas próximas estações do ano, que são mais problemáticas. Para decidir sobre que produtos utilizar, peça orientação ao seu veterinário de confiança, pois os carrapatos têm adquirido resistência contra múltiplos tipos de carrapaticidas.


Para aumentar o índice de eficácia e escolher o carrapaticida ideal para sua propriedade faça o teste do biocarrapaticidograma. Além do Instituto Veterinário Desidério Finamor, também no Rio Grande do Sul esse teste pode ser feito no Laboratório de Parasitologia da UNIPAMPA, contato whatsapp (55) 9 9964-8232 ou pelo email: parasitounipampa@gmail.com ou pelo @parasitounipampa (instagram).


Vermifugação estratégica contra fasciola hepática, no Rio Grande do Sul e nas regiões baixas de Santa Catarina

Segundo orientação da Embrapa sugere-se nas regiões alagadiças e que contenham o caramujo que transmite as “larvas” de Fasciola hepatica (baratinha do fígado) do RS e de SC, a vermifugação estratégica do rebanho contra este parasita, que causa grande perda de peso e anemia aos bovinos. Para tal, recomenda-se o uso, sempre consultando seu veterinário de plantão, as seguintes bases de fasciolocidas: tricabendazole, nitroxinil, clorsulon ou closantel.


Balanço geral sanitário do ano

Sugiro que no mês de dezembro, seja feito um balanço geral da saúde no seu rebanho, por meio do cálculo de um simples índice, desde que tenha o registro de todos os nascimentos e mortes no ano. Primeiro, quantifique o número global de animais de 1º de dezembro de 2021 a 1º de dezembro de 2022, presente nas seguintes categorias: A) bezerros até desmama; B) da desmama até dois anos, C) de dois a três anos, D) de três a 10, E) mais de 10 anos.


Multiplique por 100 o número de mortes e o resultado deve ser dividido pelo número total de animais, dentro da mesma categoria. Com isso você obterá o número percentual de mortalidade no ano, para cada faixa de idade. Faça isso também com o total de seu rebanho criado no espaço de 12 meses. A média de mortalidade geral nos rebanhos brasileiros é de 6% e nas categorias A) 8,5%; B) 3,5%; C) 2,5%; D) 1%; E) 3,5%.  Países com pecuária de corte mais desenvolvidos (EUA e Austrália) têm uma mortalidade média geral de 3,2% e nas categorias A 4,5 % a 5%; B 1,3%; C) 1%. D) 1,1 e E) 2%. 


Com seus dados calculados, analise com seu veterinário os gargalos sanitários que levaram a morte os animais, nas diversas categorias, e trabalhem em conjunto para mudar o manejo sanitário da fazenda, a fim de atingir metas mais próximas dos países desenvolvidos. Boa sorte na empreitada! 


Surtos e focos de doenças recentes

Surto de coccidiose em bezerrada paulista

Veterinário descreveu surto de desinteria (diarreia com presença de sangue e catarro) em 13 bezerros da raça Nelore com cerca de 45 dias de idade, de um total de 150, nascidos de IATF, em uma propriedade em São José do Rio Preto. Além do diagnóstico clínico foi feito exame de fezes onde foram encontrados oocistos de Eimeria spp. (figura 1), um protozoário que causa grande dano à parede interna dos intestinos. Embora alguns bezerros estivessem bem apáticos e ligeiramente desidratados não ocorreram mortes, pois graças ao rápido e eficaz tratamento com coccidicidas os animais se recuperaram. 


O rebanho de cria bebia água num açude, de porte médio, proveniente de acúmulo de água de chuva e de um diminuto regato. Tudo sugere que a fonte de infecção tenha vindo do açude, pois os oocistos resistem bastante tempo em locais úmidos. A fonte inicial de infecção pode ter sido as vacas, que embora sejam relativamente resistentes ao protozoário, podem mesmo assim eliminar pequeno número de oocistos pelas fezes e contaminar a aguada.


Nessas condições os bezerros podem ter contraído o protozoário por duas formas, ou ingerindo a água ou pela teta da vaca, na qual podem grudar oocistos quando a fêmea entra para beber água no açude sujo.      


O ideal é oferecimento de água em bebedouros automáticos, chamados de “australianos”, provendo água de fontes limpa e se possível tratadas com água sanitária, conhecida como “cândida” (hipoclorito de sódio 2%) que mata boa parte dos oocistos.


Figura 1.
Oocistos em exame de fezes.

Fonte: Manual da MSD


Figura 2.
Bebedouro tipo australiano.

Fonte: Troy Walz


Infecções umbilicais em bezerros no Pará e Santa Catarina

Veterinários de campo identificaram problemas ligados inicialmente às infecções do umbigo em bezerros, criados em Paragominas-PA e Ubirici-SC.


No Pará ocorreu em cerca de 25 bezerros, com idade girando de 10 a 30 dias, em mais de 3.000 nascidos de inseminação artificial em tempo fixo (IATF). Nos doentes foram verificados inchaços debaixo da pele, os quais mais bem examinados se tratava de abscessos, que muitos chamam de peste dos “polmões” (figura 3). Alguns destes animais também apresentavam aumento de volume, bem espessado e duro nas “juntas” dos braços e pernas (poliartrite), que dificultava a locomoção do animal (figura 4).  Quando se palpava o umbigo da maioria dos doentes o veterinário detectou engrossamento do cordão umbilical, como se fosse uma corda.


Em Santa Catarina, os três bezerros nascidos de vacas de elite apresentavam engrossamento das “juntas” e do cordão umbilical, que além de inflamado estava com bicheira. Tanto os “polmões”, como as artrites são provocadas por bactérias que entram pelo umbigo e se espalham pelo corpo causando infeções debaixo da pele e nas articulações, assim como em outros órgãos.


No Pará o tratamento do umbigo era feito com um desinfetante comercial, composto de ácido pícrico, fenol, iodofórmio e um organofosforado, para evitar bicheira. Geralmente, esta fórmula atua muito bem na cicatrização e retração do cordão umbilical, porém identificou-se que os bezerros com os problemas, foram paridos no auge do período de nascimento e provavelmente foram tratados com o desinfetante decorridos seis ou mais horas do nascimento, quando aumenta muito a chance de infecção umbilical.


Em Santa Catarina, a cura do umbigo foi feita com spray larvicida, que praticamente tem pouco ou nenhum efeito sobre a cicatrização do cordão umbilical. Além do mais, foi empregado, logo em seguida ao nascimento, um medicamento, por via intramuscular, a base de penicilina e ivermectina, que não evitou que ocorresse infecção no umbigo e bicheira, oriundos das larvas da mosca Cochlyomia hominivorax. As larvas de bicheira estão completamente resistentes à ivermectina e muito resistentes à moxidectina, grandemente empregada nos protocolos de cura de umbigo.


Figura 3.
“Polmões” debaixo da pele dos bovinos acometidos. 

Fonte: autor


Figura 4.
Quadro de poliartrite em bezerro.

Fonte: autor


“Enterotoxemia” volta a matar no Rio Grande do Sul

Veterinário de empresa de nutrição detectou um foco de “enterotoxemia” num grande confinamento no município de Chapada-RS.


Segundo o levantamento, morreram três bovinos, com 40 a 50 dias de cocho, após algumas horas do surgimento dos seguintes sintomas: afastamento do rebanho, perda de apetite, empanzinamento (meteorismo gasoso), queda e morte (figura 5).


No histórico do caso foi constatado que alguns dias antes do surgimento dos casos, por um problema de manejo, ocorreram troca nos constituintes da ração, de milho, para triguilho e deste alimento para aveia, ofertada em grande quantidade. Além do mais, chuvas intensas e persistentes na região geraram grande quantidade de lama no piso do confinamento.


Na necrópsia dos animais foram encontrados acúmulo de gás no intestino grosso (figura 6), inflamação, manchas arroxeadas na parede do intestino (figura 7) e presença de conteúdo hemorrágico (figura 7) no interior do intestino delgado, e grande quantidade de grânulos de aveia no interior do rúmen (figura 8).


Figura 5.
Bovino morto, destaque ao empansinamento (seta em vermelho).

Fonte: autor


Figura 6.
Parede do intestino avermelhada e conteúdo achocolatado.

Fonte: autor


Figura 7.
Acúmulo de gás no intestino grosso; mancha arroxeada na parede do intestino.

Fonte: autor


Figura 8.
Excesso de grãos de aveia dentro do rúmen.

Fonte: autor


O diagnóstico clínico foi fechado como “enterotoxemia” (corretamente denominado de enterite necro-hemorrágica), causado por mudanças no manejo alimentar, excesso de grãos energéticos (aveia), e estresse (chuva), que favorece a paralisia dos intestinos (identificado pelo acúmulo de gás no local), oferecendo todas condições para o crescimento exagerado  no intestino delgado de uma bactéria denominada Clostridium perfringens tipo A, que na sua multiplicação produz toxinas, que causam necrose intestinal e morte.


O foco foi resolvido com aumento da quantidade de fibra na dieta (por mais oferta de silagem), volta do milho em grãos triturado, porém em quantidade ligeiramente inferior.


Pesquisa revela resistência de carrapatos aos carrapaticidas

Depois de análise de uma centena de amostras de carrapatos, obtidos de gado de corte, oriundos de 51 municípios da Região Sul (RS, SC e PR), o Centro de Pesquisa em Saúde Animal Desidério Finamor, do RS, apresentou importantes dados sobre a resistência destes parasitas às principais bases de carrapaticidas comerciais. Os dados assustam!


O pesquisador Guilherme Klafke identificou que em 72% das propriedades acompanhadas têm carrapatos completamente resistentes a cinco ou mais carrapaticidas, e em 10 % de outras fazendas “o caldo entorna” para mais de sete bases de carrapaticidas comerciais.


Dentre a lista negra estão as seguintes bases de carrapaticidas: cipermetrina; fipronil, amitraz, ivermectina e fluazuron. A boa notícia é que ainda funcionam, razoavelmente a muito bem, os organosfosforados, os piretróides e o fluralaner.


Vários fatores interferiram, no decorrer dos tempos, para que os carrapaticidas perdessem sua ação mortífera. Sem dúvida, a principal causa é o excesso de uso contínuo e prolongado, e muitas vezes desnecessário, de uma mesma base de carrapaticida por pecuaristas e por técnicos. Geralmente, nos primeiros cinco anos que uma nova base é lançada no mercado ela funciona como uma luva, se tornando a tábua de salvação e o carrapaticida da “moda”, porém aos poucos vai selecionando populações de carrapatos resistentes, que transmitem essa capacidade para as novas gerações.


Agora o Desidério Finamor, quer ampliar o programa para outros estados, e firmou convênio para enviar kits diagnósticos do teste de resistência aos carrapaticidas com as seguintes Universidades Federais:  Maranhão, Rio de Janeiro e Goiás. Iniciativas assim são muito positivas e bem-vindas e deveriam se estender para todo o Brasil. 


Figura 9.
Biocarrapaticidograma para testar resistência.

Fonte: Centro de Pesquisa em Saúde Animal Desidério


Focos e surtos de raiva bovina, Brasil afora:

São Paulo – Vargem Grande do Sul


Rio Grande do Sul- Dom Feliciano


Pará – Ausência de casos raiva, mas a ADEPARÁ comunica que no momento existem 20 equipes preparadas para capturar morcegos hematófagos em propriedades com alta população de quirópteros, que estejam perturbando sua boiada. Caso tenha necessidade entre em contato pelo seguinte email: Gpcrh@adepara.pa.gov.br


Goiás – Casos dos municípios de Pirinópolis e Itapaci. Semelhante ao estado do Pará, a AGRODEFESA de Goiás realiza captura de morcegos em fazendas. Caso tenha necessidade entre em contato ´pelo telefone do Disque-denúncia: 0800 646 11 22.


Piauí – Ausência de casos de raiva. Para captura de morcegos entre em contato com  educacaosanitaria@adapi.pi.gov.br  que as equipes da ADAPI podem te ajudar.


DESEJO A TODOS UM SANTO NATAL E UM EXTRAORDINÁRIO ANO DE 2023.


VAMOS CONTINUAR SINTONIZADOS NO RADAR SANITÁRIO EM 2024!



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja