• Sexta-feira, 26 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Brasil e Holanda assinam acordo de cooperação ambiental


Terça-feira, 27 de novembro de 2012 - 16h49

Na quarta-feira (21/11), representantes do governo do Brasil e da Holanda assinaram uma carta de intenções com foco na cooperação mútua entre os dois países nas áreas de gestão de resíduos. O compromisso foi assinado pela Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental), instituição paulista responsável pelo controle e monitoramento de atividades geradoras de poluição, e pela agência NL, ligada ao Ministério de Assuntos Econômicos, Agricultura e Inovação do país europeu.


Na cerimônia que selou o acordo, também estiveram presentes o secretário do meio ambiente de São Paulo, Bruno Covas, e o cônsul-geral da Holanda no Brasil, Jan Gijs Schouten. "O trabalho da Holanda na gestão de resíduos é um exemplo a ser seguido. Com o acordo, esperamos uma profícua cooperação e uma longa amizade entre os dois governos", disse Covas.


Com a assinatura do acordo, os dois países se comprometem a trocar informações ambientais relevantes em relação à gestão e reaproveitamento de resíduos, promover visitas de especialistas, acadêmicos e delegações e organizar eventos participação de cientistas, especialistas, agências reguladoras e empresas.


A Holanda é referência mundial na gestão de resíduos sólidos. Todos os anos, o país produz aproximadamente 60 milhões de toneladas de lixo e reaproveita 80% desse montante. 16% do lixo restante é usado para extração de energia e apenas 4% do volume total é enviado para aterros sanitários.


Mesmo com uma área territorial muito maior, o Brasil produz as mesmas 60 milhões de toneladas de lixo da Holanda. No entanto, com o crescimento econômico do país, tal volume deve aumentar em 57% até 2030, segundo a Cetesb. De acordo com Bruno Covas, São Paulo já está tomando providências para que o crescimento do volume de resíduos seja menor. "Fazemos campanhas de responsabilidade pós-consumo e nosso modelo de gestão está sendo replicado em outros estados do país. Com parcerias como essa, poderemos melhorar ainda mais", afirmou o secretário.


Até a sexta-feira (23/11), uma missão composta pelo príncipe Guilherme, herdeiro do trono holandês, e por representantes do governo e de 175 empresas, institutos de pesquisa e universidades do país europeu estará em visita ao Brasil. Além do acordo assinado em São Paulo, a missão também visitou Brasília e Ribeirão Preto (SP) e ainda passará pelo Rio de Janeiro.


Fonte: Globo Rural. Por Adriano Lira. 21 de novembro de 2012.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja