Segundo produtores, a oferta da matéria-prima caiu em 50% por conta do clima. Escassez encarece os custos de criação do gado
A falta de alguns tipos de sementes forrageiras (capim etc) fez o custo de produção dos produtores de carne bovina subir na região.
De acordo com Carlos Bellini, gerente comercial da Pastobras Sementes, a falta de produtos aconteceu devido à queda na produtividade desses tipos de semente, que chegou a 50%. “O clima é o principal motivo”, diz ele.
O zootecnista e consultor da
Scot Consultoria, Rafael Ribeiro de Lima Filho, afirma que o excesso de chuvas seguido pelo longo período de seca diminuiu a produção.
De acordo com a assessoria de imprensa da companhia produtora Ouro Fino, praticamente todo o estoque das sementes foi vendido. Com menos produtos à disposição, os preços subiram. Segundo Bellini, o preço médio das sementes forrageiras aumentou em 80%.
Apesar do aumento nos preços e consequentemente do custo de produção, o valor da carne bovina ao consumidor não deve sofrer alta a médio e longo prazo devido a esse fator. “O custo das sementes na formação de pastagem é de 8%”, diz
Lima Filho.
Fonte:
Jornal A Cidade. Economia. Por Dulcelene Jatobá. 3 de julho de 2010.
<< Notícia Anterior
Próxima Notícia >>