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Scot Consultoria

Bolsa da Carne ganha concorrente com leilão virtual de boi da Assocon


Segunda-feira, 3 de maio de 2010 - 10h52

O sistema eletrônico de comercialização de gado Bolsa da Carne, da Bolsa Brasileira de Mercadoria (BBM), acaba de ganhar um concorrente: a Associação Nacional dos Confinadores (Assocon) lançou a ferramenta virtual Plataforma de Negociação de Boi Gordo. Segundo Juan Lebrón, diretor executivo da Assocon, a ideia do sistema é valorizar a transação do boi peso-vivo e proporcionar flexibilidade de compra e venda. O primeiro pregão está previsto para 16 de junho. “Os pecuaristas podem negociar semanalmente com diferentes compradores e os frigoríficos acessar diferentes lotes, à vista ou a prazo”, afirma. De acordo com o diretor, um dos diferenciais do novo sistema é o pagamento da comissão referente à negociação. Lebrón explicou que apenas o frigorífico fica responsável pela taxa de 10% do preço da arroba por cabeça. “Na Bolsa, a taxa de participação é paga pelo pecuarista, na entrada, e pelo frigorífico, na retirada do lote”, observa. A comercialização virtual disponibilizada no portal Lance Campo News, no qual interessados de qualquer lugar do País podem se cadastrar, já conta, de acordo com o diretor, com a participação de 100% dos associados da Assocon. Números da entidade mostram que os 50 membros abatem anualmente 500 mil cabeças de gado, o que representa cerca de R$750 mil. “Todos eles (associados) estão de acordo. O que pode variar é o percentual de rebanho”, observa. Lebrón disse ainda que uma auditoria internacional foi designada para verificar a qualidade e o volume ofertado, e que a empresa de comercialização de boi físico, Raça Embriões, localizada em Uberaba será responsável pela administração das operações. “O desafio foi não tolir o que é feito no mundo real.” Para Hyberville Neto, veterinário e consultor da Scot Consultoria, a nova opção de comercialização é válida, mas adequações devem surgir. “Ajustes necessários podem aparecer com o tempo. Como na Bolsa de Carne, vamos ter de pagar para ver.” Na próxima semana um telefone 0800, cujo número ainda não foi definido, será divulgado pela Assocon para orientações. O sistema virtual foi desenvolvido pela 3T Media Solutions, do grupo TV TEM. Fonte: DCI. Agronegócios. Por Alécia Pontes. 3 de maio de 2010.
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