• Sexta-feira, 6 de dezembro de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Energia líquida na nutrição das aves: o que é, o que está sendo desenvolvido e o que esperar para o futuro?

Entrevista com a zootecnista , Nilva Kazue Sakomura

Segunda-feira, 12 de agosto de 2024 - 06h00
-A +A

Zootecnia e com mestrado em produção animal pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV-UNESP) de Jaboticabal, Nilva é doutora em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa. Possui pós-doutorado pela University of Arkansas e University of KwaZulu. Atualmente é professora titular do Departamento de Zootecnia da FCAV-UNESP Jaboticabal e sua linha de pesquisa é exigências nutricionais e avaliação de alimentos para monogástricos.

Foto por: Bela Magrela


Scot Consultoria: Professora Sakomura, como a senhora definiria aos nossos leitores o conceito de energia líquida (EL)? Quais são os benefícios do uso da EL na formulação de dietas práticas?

Nilva Sakomura: A energia líquida é um sistema de expressão do valor energético dos alimentos e das rações. Em termos simples, é uma forma de expressar a energia contida no alimento que será utilizada na formulação das rações. Este sistema leva em consideração todas as perdas de energia decorrentes dos processos de digestão e utilização, sendo, portanto, considerado o mais preciso para expressar as exigências das aves e que corresponde ao valor energético oferecido na dieta.

Atualmente, o sistema de energia metabolizável (e sua correção pelo balanço de nitrogênio) é o mais utilizado na formulação de dietas para aves. No entanto, este sistema não considera uma fração de energia que é perdida como incremento calórico. Nesse sentido, a implementação do sistema de energia líquida na formulação de dietas práticas apresenta vantagens como:

- Melhora na precisão da predição de resposta: O valor de EL do alimento coincide exatamente com as exigências das aves, utilizadas para manutenção e produção. Além disso, a EL representa melhor a resposta da ave (ganho de peso e conversão alimentar), em comparação com o sistema tradicional de energia metabolizável.

- A formulação baseada na EL promove a utilização de ingredientes alternativos, reduzindo a dependência de ingredientes tradicionalmente usados, como milho e farelo de soja, e permitindo a inclusão de sorgo, trigo, milheto, entre outros. A formulação prática baseada na EL é viável, dependendo da disponibilidade regional de subprodutos agroindustriais como o DDGS, polpa cítrica, podendo predizer o seu valor de EL utilizando as equações práticas desenvolvidas em nosso laboratório.

- Redução do incremento calórico mediante a redução do farelo de soja, a formulação baseada na EL promove dietas mais eficientes. Para compensar a necessidade de aminoácidos, o sistema de EL promove a inclusão de aminoácidos sintéticos.

- Redução da excreção de nitrogênio, embora não seja uma preocupação no Brasil atualmente, em outros países a redução da excreção de nitrogênio é de grande interesse ambiental. A EL facilita a formulação de dietas com menor teor de proteína bruta, que apresenta um alto incremento calórico, trazendo implicações meio ambientais relevantes.

- Redução do custo da dieta: Dependendo do cenário econômico, a formulação a mínimo custo, promovida pelo sistema de EL, pode viabilizar a inclusão de ingredientes alternativos, resultando na redução do custo da dieta.

Scot Consultoria: Como o uso da formulação baseada na energia líquida auxilia na tomada de decisão das empresas?

Nilva Sakomura: Como mencionado anteriormente, a formulação de EL representa uma grande vantagem quando implementada na nutrição prática de aves. Similar ao que ocorre na nutrição de suínos, onde o sistema de EL é utilizado na formulação cotidiana, permitindo a inclusão de muitos ingredientes alternativos e resultando em dietas com maior eficiência alimentar, acredito que o mesmo pode ocorrer com aves. Isso representa uma grande oportunidade para os nutricionistas, tanto em termos de custo de formulação quanto na melhoria da sustentabilidade da produção.
Principalmente no que diz respeito à alta precisão na predição de resposta das aves, o sistema de EL, como demonstrado nos estudos desenvolvidos no LAVINESP (Laboratório de Ciências Avícolas de Universidade Estadual Paulista), serve como uma ferramenta de diagnóstico para avaliar a eficiência das dietas utilizadas pelos nutricionistas.

Scot Consultoria: Quais são as principais novidades quanto à energia líquida na nutrição de monogástricos? A senhora tem desenvolvido ferramentas de modelagem em seu laboratório, pode comentar como interagem ambos os tópicos de pesquisa?

Nilva Sakomura: Ambos os temas são de grande interesse para nutricionistas. Enquanto a modelagem utiliza teorias para predizer o crescimento dos frangos ou a produção de ovos, o sistema de EL expressa o valor “real” dos alimentos que serão utilizados pelas aves para crescimento ou produção Nesse sentido, ambas as ferramentas podem ser integradas para serem utilizadas pelos nutricionistas.

No nosso laboratório, temos desenvolvido ferramentas e softwares de modelagem (Broiler Growth Model – BGM e Egg Production Model – EPM), ambos disponíveis em nosso site - poultrymodel.com - acessíveis mediante cadastro prévio. Esses modelos de predição auxiliam os nutricionistas na tomada de decisões, baseando-se em modelos mecanicistas e teorias do potencial de crescimento, desenvolvidos ao longo de diversos projetos de pesquisa no LAVINESP. Estes modelos foram baseados em dissertações e teses de muitos anos de pesquisa e representam uma ferramenta útil para os nutricionistas.

Atualmente, estamos finalizando o projeto de Energia Líquida para Aves, financiado pela FAPESP. Com os resultados de nossos estudos, pretendemos implementar esses dados e modelos no BGM e EPM para melhorar essas ferramentas. Adicionalmente, pretendemos desenvolver outras ferramentas baseadas na EL para auxiliar nutricionistas e produtores.

Scot Consultoria: Você e sua equipe estiveram em julho em Louisville, no Poultry Science 2024. Poderia comentar um pouco dos pontos mais interessantes que acompanharam por lá?

Nilva Sakomura: Participamos nesta edição do PSA 2024, considerado um dos maiores eventos da avicultura no mundo, e certamente um dos eventos onde são abordados os principais temas de interesse na atualidade da produção de aves. Durante o evento, tive a honra de receber o prêmio Life Mentor 2024, resultado de anos de pesquisa e do trabalho dos meus alunos que tive o privilégio de orientar.

Vários tópicos foram abordados, entre os principais, a questão da redução do uso de soja e proteína bruta na formulação de rações, um tema de grande impacto para nutricionistas, destacando a falta de pesquisas sobre essas exigências de aminoácidos (e modelos fatoriais) nas diferentes categorias de aves. Também foi muito comentado o uso e a influência das biotecnologias, das “ômicas” e demais ferramentas moleculares nos estudos de nutrição de aves. Essas ferramentas são importantes, mas precisam de pesquisas bem conduzidas para se tornarem potencialmente úteis na tomada de decisões.

Finalmente, a presença cada vez maior de ferramentas de inteligência artificial e sua implementação para auxiliar nutricionistas e a produção. Acredito que essas ferramentas representam um grande avanço tecnológico, embora muitos pontos ainda precisem ser resolvidos, como o desenvolvimento de modelos mais robustos que sirvam como ponto de partida para avançar nessa linha tecnológica.


<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>
Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos