• Terça-feira, 16 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Juliana Pila concedeu uma entrevista para o DCI


Quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017 - 17h15

Foto: Juliana Pila da Scot Consultoria


Juliana Pila, analista de mercado pela Scot Consultoria concedeu uma entrevista para o Diário Comércio Indústria & Serviços, sobre o mercado do frango.


DCI: O que tem motivado a redução nos preços neste início de ano?


Juliana Pila: O principal fator da redução nos preços tanto do frango na granja como no mercado atacadista de São Paulo é o consumo interno patinando. Para comparação, a cotação do frango terminado caiu de 15,3% desde o início do ano e o frango no mercado atacadista caiu 8,2% no período.


DCI: A redução é um fator sazonal? Por quê?


Juliana Pila: Sazonalmente nós temos que em janeiro, acontece a temporada de impostos e contas acumuladas geradas em dezembro, temos também o período de férias, que provoca uma mudança na dieta. O consumidor em função desses fatores fica menos ativo e o mercado desanda.


DCI: Há alguma previsão de reversão nesse cenário?


Juliana Pila: O mercado de frango é de ajuste rápido devido ao ciclo de produção curto.   A expectativa é de que em fevereiro aconteça um incremento na demanda. A melhora nos preços no mercado atacadista já foram verificados. Nos últimos sete dias, a cotação da carcaça de frango subiu de R$3,55/kg, para R$3,58/kg.


DCI:  Como está o posicionamento da indústria?


Juliana Pila: A indústria vem se abastecendo conforme suas necessidades, com o intuito de não acumularem estoques.


DCI:  Como está o cenário de produção?


Juliana Pila: Os abates estão aumentando. No acumulado dos três primeiros trimestres de 2016 (últimos dados disponíveis) o país abateu 4,45 bilhões de cabeças (IBGE), aumento de 3,7% na comparação com igual período de 2015. O mercado absorveu bem a produção. A crise econômica vigente aumentou a procura por proteínas animais de menor preço.


DCI: A indústria já está se mobilizando para adquirir insumos da ração antecipadamente?


Juliana Pila: A expectativa de preços menores do milho está favorável para o setor este ano, no entanto ainda é cedo para se ter um cenário de estratégias com relação à aquisição de insumos.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja