• Domingo, 28 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Panorama atual do mercado da carne bovina


Sexta-feira, 23 de setembro de 2016 - 15h15


Alex Lopes, consultor de mercado pela Scot Consultoria concedeu uma entrevista ao apresentador Sidnei Maschio, do canal Terra Viva sobre o atual cenário do mercado da carne bovina.



Alex Lopes é zootecnista formado pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Jaboticabal.  


Confira a entrevista na íntegra:


Sidnei Maschio: Alex, como é que a indústria conseguiu fazer uma virada deste tamanho em um mercado que estava totalmente desfavorável até poucos dias atrás?


Alex Lopes: A compra de matéria-prima não evoluiu nas semanas finais de agosto. Isso enxugou o estoque dos frigoríficos à demanda existente, o que somado ao aumento sazonal de consumo no começo de setembro, deu espaço para as altas de preços da carne bovina melhorando a margem dos frigoríficos.


Sidnei Maschio: Depois dos últimos aumentos, como é que estão hoje as margens de comercialização do frigorífico, tanto na carcaça quanto na desossa, e o que elas representam hoje em relação às médias históricas?


Alex Lopes: As margens seguiram se recuperando, a carne continuou subindo mesmo na segunda quinzena do mês quando as vendas tendem a diminuir, e hoje tanto a margem da desossa quanto da venda de carne com osso estão acima da média histórica.


Sidnei Maschio: A carne com osso passou agosto e a maior parte de setembro subindo quase sem ter parada, não é? Até onde será que vai essa força?


Alex Lopes: É possível que sigamos até dezembro com esses reajustes já que com o décimo terceiro salário, as contratações temporárias e as festas de férias de ano deve haver cada vez mais fôlego para as vendas de carne bovina.


Sidnei Maschio: Por que a carcaça está subindo mais do que a carne sem osso?


Alex Lopes: Isso é uma questão de mercado, certamente está havendo mais demanda por carne com osso.


Sidnei Maschio: Esta grande mudança que a gente viu no mercado de agosto para cá aconteceu sem que houvesse um aumento minimamente significativo no consumo de carne no país, não é? Qual é a explicação para isso?


Alex Lopes: Foi a dificuldade para comprar matéria-prima diante da pressão de baixa que as indústrias tentaram impor no mercado. Isso reduziu os estoques de carne.


Sidnei Maschio: E no varejo, Alex, o que está acontecendo hoje com a margem do comerciante?


Alex Lopes: A margem já foi melhor em 2016, mas os varejistas não têm conseguido acompanhar os reajustes do atacado e voltou a encurtar, atualmente está em 50,0%.


Sidnei Maschio: Alex, agora o que está deixando o pecuarista muito “enfezado” é que o preço do boi gordo está subindo muito menos do que o da carne, não é? Qual é o motivo dessa “desconjuminância”?


Alex Lopes: O que acontece é que certamente o volume de compra atual da indústria tem sido suficiente para atender a demanda existente. Diante disso, não há porque as indústrias intensificaram as compras, fator que daria espaço para os pagamentos maiores para a arroba do boi gordo. A margem melhor dá espaço para pagamentos maiores, mas isso só irá ocorrer se houver necessidade de aumentar as compras.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja