• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Alcides Torres: a pecuária de corte de hoje até 2025


Segunda-feira, 27 de julho de 2015 - 15h31

Alcides Torres em palestra no Encontro de Recriadores da Scot Consultoria (abril/2015)


Para Alcides Torres, o fechamento de plantas frigoríficas no país está atribuído a fatores que vão além da atual situação econômica do país. Com relação às quedas no preço da arroba, o analista e consultor de mercado acredita na hipótese de que até o final do ano possa haver um reajuste.


Alcides é o diretor-fundador da Scot Consultoria, onde coordena as atividades gerais relacionadas à cadeia pecuária de corte, de leite, grãos e insumos agropecuários.


Em entrevista à organização do Encontro dos Encontros, onde fará a mediação dos debates e uma preleção sobre o mercado do boi gordo no Encontro de Adubação de Pastagens, Scot falou da hipótese de reação da cotação da arroba ainda este ano, comentou o fechamento de plantas frigoríficas no país, tratou sobre a queda nas exportações brasileiras de carne bovina, sobre o aumento do consumo de proteínas alternativas à essa carne e, além disso, ainda traçou o perfil da pecuária de corte de 2025.


Leia a entrevista na íntegra:


Scot Consultoria - Existe chance das cotações da arroba do boi gordo, após a queda vigente, darem um grande salto ainda neste ano?


Alcides Torres - Depende do que você chama de "grande salto". A cotação da arroba do boi gordo, mesmo com a depressão verificada desde meados de junho está maior comparando com o mesmo período do ano passado.


Estamos em pleno período de transição safra x entressafra e normalmente nesta época o mercado fica largado, frouxo.


Contudo a hipótese de reação no final do ano ainda está viva e poderá acontecer.


Scot Consultoria - Estamos considerando o ciclo de preços pecuários, num momento de alta. Num momento positivo. Por que então os frigoríficos estão fechando?


Alcides Torres - O que temos assistido é o fechamento de plantas ociosas, mal administradas, mal localizadas, etc. Essa racionalização, digamos assim, aconteceu e está acontecendo por que os custos subiram. Subiu o preço da energia elétrica, dos juros, dos impostos e da arroba do boi gordo. Portanto, o estimulador dessa racionalização não é somente a alta do boi, mas um conjunto de acontecimentos econômicos.


Scot Consultoria - A exportação de carne bovina caiu neste ano. Perdemos mercado?


Alcides Torres - Comparativamente ao ano passado, cujo desempenho foi recorde, sim, vendemos menos. Mas aumentando a amplitude da análise, se considerarmos mais anos anteriores, o desempenho está bom. Essa redução da exportação de carne bovina não significa perda de mercados.


Scot Consultoria - Qual o ponto de equilíbrio, no que diz respeito ao consumo de proteínas, que faz com que o consumidor opte por carne de frango ou de suíno em detrimento da carne bovina?


Alcides Torres - Isso dependerá de vários fatores e, estimo que a variabilidade pode ser observada em um curto espaço de tempo, inclusive, semanal e mensal.


Por exemplo, nas últimas semanas de cada mês, com a população mais descapitalizada, o ponto de equilíbrio é um e, na semana de pagamento dos salários, é outro.


Mas o ponto de equilíbrio é o menor preço da carne bovina de dianteiro. Se o preço da carne de frango se aproximar muito dele, o consumidor continuará na carne bovina.


Scot Consultoria - Qual será o perfil da pecuária de corte em 2025?


Alcides Torres - Se a evolução que assistimos na pecuária nos últimos anos continuar ou se intensificar, a pecuária de corte no Brasil daqui a dez anos será composta por menos pecuaristas, mas essa menor quantidade de pecuaristas será mais eficiente. Ganharão menos por arroba, mas produzirão mais arrobas/ha.


A sazonalidade da oferta também diminuirá, com vendas em volumes semelhantes em todos os meses do ano. Essa mudança de comportamento na comercialização de boiadas, aliás, já foi sentida nos últimos anos, principalmente nos últimos três anos.


O Encontro dos Encontros acontecerá nos dias 28 e 29 de setembro e 1o. e 2 de outubro, em Ribeirão Preto e Serra Negra-SP. Para mais informações, acesse www.encontros.scotconsultoria.com.br ou entre em contato pelo telefone 17 3343 5111.


Para ver como foi a última edição (setembro/outubro de 2014), acesse www.scotconsultoria.com.br/encontros/2014 . Lá você encontra a cobertura completa com depoimentos de participantes, fotos, textos e vídeos.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja