• Domingo, 28 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Encontro de Confinamento da Scot Consultoria entrevista o médico veterinário André Perrone


Sexta-feira, 28 de março de 2014 - 10h39


O confinamento de bovinos não é essencial para o sucesso na pecuária, mas ajuda muito. Sucesso, grana, produtividade e racionalização. Na pecuária de corte tudo isso é possível, mas fica mais possível com o confinamento de bovinos.


O Encontro de Confinamento da Scot Consultoria, que já é tradição no mês de abril entre os confinadores, apresenta a cada ano algo diferente. Em 2014 inovamos o modelo de palestras, para tornar o evento ainda mais dinâmico e interativo.


O Encontro acontecerá nos dias 23 e 24 de abril no Centro de Convenções de Ribeirão Preto-SP. No dia 25 de abril ocorrerá uma visita técnica opcional ao Confinamento Monte Alegre em Barretos-SP.


Para maiores informações acesse www.encontroconfinamento.com.br.


Um dos palestrantes será André Luís Perrone dos Reis, médico veterinário, proprietário e gerente do Confinamento Monte Alegre, um dos ganhadores do Prêmio Nelson Pineda - Excelência em Confinamento.


Sua palestra abordará o tema "Modelos de estratégia: confinador, boitel e parceria". Para saber um pouco sobre a palestra, leia a entrevista que ele concedeu à organização do Encontro de Confinamento da Scot Consultoria.


Entrevista com André Luís Perrone dos Reis


Scot Consultoria: Com as valorizações do boi gordo, como você acredita que deverá ser a demanda por confinamentos em 2014?


André Luís Perrone dos Reis: Uma demanda bastante forte, principalmente pelo período atípico das águas, com pouca chuva, pastagem sofrida e boiada em estágio de meia engorda. Animais que seriam terminados a pasto para a safra de maio, estão sendo encaminhados ao confinamento, evitando que voltem peso e percam o pouco que acumularam desde o final do ano que passou.


Também por outro lado, 2014 deve ser um ano bastante propício para o boi. Demanda forte, exportações em alta, câmbio favorável, ano de copa e eleições, ou seja, tudo corroborando para um cenário firme e promissor.


 Scot Consultoria: Qual o custo de uma diária? Qual o ganho médio diário de peso dos bovinos em seu confinamento?


André Luís Perrone dos Reis: O custo da diária está diretamente correlacionado a dois fatores:


1- custo operacional: composto por todos os custos inerentes a gestão e operacionalização de um confinamento. Custos estes que passaram por fortes altas. Como exemplo, temos combustíveis e salários dos colaboradores, que mudaram bastante desde o último ano.


2- matéria prima:  o ingrediente principal da engorda dos bovinos. Estamos passando também por mais um momento atípico, uma quebra significativa na produção de milho e soja, ingredientes que  direcionam os preços de outros subprodutos.


Em resumo, a diária operacional e nutritiva teve uma forte alta, principalmente por ser uma dieta de alto concentrado. A diária de um animal em confinamento nos custa a partir dos R$ 7,00 cab/dia. Com um ganho médio ao redor de 1,6 kg/cab dia. 


Scot Consultoria: O senhor usa dietas de alto grão? Quando é viável ou não o uso desta dieta?


André Luís Perrone dos Reis: Conforme comentado acima, usamos sim. Este modelo de dieta nos traz grandes benefícios, sendo uma operação de trato muito mais enxuta, concentrada, voltada para um ganho de conversão e eficiência em um projeto de confinamento. O que por outro lado nos prejudica, deixando-nos muito mais expostos a quaisquer oscilações e ou reações do mercado de commodities.


Scot Consultoria: Quais os principais tópicos que serão abordados na sua palestra?


André Luís Perrone dos Reis: Abordaremos situações diferentes em confinamentos, como, quais foram as mais compensadoras, as mais desafiadoras, as de menor e as de maior risco.


Os anos que foram mais favoráveis aos diversos modelos de parcerias, e se realmente compensou você engordar seu boi ou se seria melhor compartilhar seu risco com um projeto focado e dedicado a este mercado.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja