• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Encontro de Confinamento da Scot Consultoria entrevista o operador de mercados agrícolas da BES Securities, Leandro Bovo


Terça-feira, 11 de março de 2014 - 10h01


O confinamento de bovinos não é essencial para o sucesso na pecuária, mas ajuda muito. Sucesso, grana, produtividade e racionalização. Na pecuária de corte tudo isso é possível, mas fica mais possível com o confinamento de bovinos.


O Encontro de Confinamento da Scot Consultoria, que já é tradição no mês de abril entre os confinadores, apresenta a cada ano algo diferente. Em 2014 inovamos o modelo de palestras, para tornar o evento ainda mais dinâmico e interativo.


O Encontro acontecerá nos dias 23 e 24 de abril no Centro de Convenções de Ribeirão Preto-SP. No dia 25 de abril ocorrerá uma visita técnica opcional ao Confinamento Monte Alegre em Barretos-SP.


Para maiores informações acesse www.encontroconfinamento.com.br.


Um dos palestrantes será o operador de mercados agrícolas da BES Securities, Leandro Bovo, médico veterinário pela UNESP, campus de Jaboticabal.


Sua palestra abordará o tema "Garantia de preço, um exercício fácil de fazer".


Para saber um pouco sobre a palestra, leia a entrevista que ele concedeu à organização do Encontro de Confinamento da Scot Consultoria.


Entrevista com Leandro Bovo


Scot Consultoria: Qual ferramenta que o pecuarista mais utiliza: opção, a termo ou hedge, e em que proporção?


Leandro Bovo: Pela facilidade de uso ao não ter que fazer ajustes diários e pelo conforto de definir a escala e o diferencial de base sem dúvida a mais usada é o contrato a termo diretamente com os frigoríficos. É difícil ser preciso nessa proporção, mas eu chutaria algo como 60,0% a 70,0% de termo, 20,0% de futuro e 10,0% de opções, mas o crescimento do uso de opções nos últimos anos vem sendo muito grande e com a expectativa de preços em alta, provavelmente teremos maior interesse pela garantia de preço mínimo em detrimento da trava de preços no contrato a termo.


Scot Consultoria: Como a expectativa de preços altos para o mercado do boi gordo este ano influencia no número de contratos futuros? Qual a melhor opção de investimento para um ano de preços altos?


Leandro Bovo: Geralmente em anos de mercado em alta o numero de contratos negociados tende a aumentar, inclusive já estamos observando isso. Hoje o mercado futuro possui ao redor de 15,0 mil contratos em aberto em todos os vencimentos. Há um ano esse número era de 12,0 mil contratos, ou seja, já temos um aumento de 25,0%. Isso ocorre porque, com a curva de preços em alta, o produtor tende a ser mais ativo na fixação de preços, aumentando o numero de contratos negociados, isso sem falar na movimentação dos especuladores, que tende a ser maior em mercados em alta.


Scot Consultoria: A utilização de ferramentas de garantia de preço tem crescido?  Se a resposta for negativa, o que falta para elas se concretizarem?


Leandro Bovo: Apesar de o número de pecuaristas que utilizam as ferramentas de gestão de preços ainda ser pequena frente ao total da pecuária brasileira, eu acredito que esse percentual vem aumentando. Esse é um movimento natural, que vem junto com a maior profissionalização da atividade, sobretudo com os confinadores. O pecuarista tradicional que abate animais apenas a pasto talvez não sinta ainda tanta necessidade de gerir o risco de preços, mas para o confinador, isso é quase imprescindível. Como o percentual de animais terminados em confinamentos vem aumentando, eu acredito que o uso do mercado acompanha esse movimento.  


Scot Consultoria: Quais os principais tópicos que serão abordados na sua palestra?


Leandro Bovo: Como o formato do evento esse ano priorizará mais a troca de ideias e o debate, a palestra vai ser mais curta, apenas citando as características gerais de cada alternativa para gestão do risco de preços, aprofundando a discussão de acordo com a demanda dos participantes.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja