• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Encontro da Pecuária Leiteira da Scot Consultoria entrevista o engenheiro agrônomo e pesquisador da Embrapa Gado de Corte Armindo Neivo Kichel


Sexta-feira, 26 de julho de 2013 - 10h11


Nos dias 1 e 2 de agosto acontecerá em Ribeirão Preto-SP e em Descalvado-SP a segunda edição do Encontro da Pecuária Leiteira da Scot Consultoria.


Nele será possível trocar experiências com técnicos de renome, produtores de sucesso e saber como está e para onde caminha o mercado de leite e lácteos.


Esse conjunto de informações será consolidado através da visita com novas estações à fazenda Agrindus em Descalvado. Uma das melhores e maiores produtoras de leite do Brasil.


Mais informações em www.encontroleite.com.br.


Um dos palestrantes será Armindo Neivo Kichel, engenheiro agrônomo e pesquisador da Embrapa Gado de Corte.


Sua palestra abordará "A Integração Lavoura Pecuária e Floresta (ILPF) nos sistemas de produção de leite".


Para saber um pouco sobre a palestra, leia a entrevista que ele concedeu à organização do Encontro da Pecuária Leiteira.


 


Entrevista com Armindo Neivo Kichel



Scot Consultoria: Há espaço para a integração lavoura-pecuária-floresta em um sistema de produção leiteira?


Armindo Neivo Kichel: Realmente a produção de leite é uma das atividades mais beneficiada com a utilização de sistemas integrados de produção, principalmente aumentando a produtividade e qualidade de forragem e grãos, refletindo diretamente na produção de leite, com menor custo de produção. Podem ser destacados:


- Recuperação e renovação das pastagens, através do cultivo de lavouras de grãos em consorcio ou sucessão ou rotação com as forrageiras, para a produção de grãos e silagem.


- Aumento da produtividade de silagem e feno com menor custo de produção. 


- Melhoria no bem-estar animal, em sistema integrado produção de pastagem com floresta. 


- Utilização de subprodutos na alimentação do rebanho e dejetos como bioenergia e fertilizante.


 


Scot Consultoria: Como o produtor de leite potencializa o seu lucro fazendo a ILPF?


Armindo Neivo Kichel: - Através da diversificação do sistema de produção.


- Redução dos custos de produção, riscos climáticos e mercadológicos da atividade.


- Melhoria na capacitação da mão de obra e gestão da propriedade.


- Aumento da produtividade e rentabilidade com maior sustentabilidade.


 


Scot Consultoria: Como tem avançado a questão da ILPF na pecuária de leite no Brasil?


Armindo Neivo Kichel: No Brasil a atividade de produção de leite ou de dupla aptidão (leite e carne), na sua grande maioria, esta sendo explorada em pequenas e médias propriedades rurais, com característica familiar, onde os sistemas integrados de produção vêm sendo utilizados com maior intensidade, principalmente pelos proprietários, na recuperação e renovação das pastagens degradadas, produção e armazenamento de volumoso, integração com lavouras de grãos, tubérculos e raízes, fruticultura, avicultura, suinocultura, silvicultura, entre outros.


 


Scot Consultoria: O sucesso da ILPF está relacionado com o tamanho da propriedade? Quais são os principais fatores?


Armindo Neivo Kichel: Não há essa associação. Os principais fatores são:


- Diagnóstico da região: quanto ao zoneamento agroecológico, mercado de insumos e comercialização dos produtos, infraestrutura, linhas de crédito, tecnologia e assistência técnica.


- Diagnóstico da propriedade: localização e área em hectare ou alqueire, caracterização dos solos, dados climáticos, recursos hídricos, sistema produção: rebanho, lavoura e floresta, benfeitorias e instalações, máquinas, equipamentos e veículos, força de trabalho e qualificação da mão de obra, assistência técnica e gestão da propriedade.


- Diagnóstico do produtor ou empresa agropecuária: formação profissional do gestor, capacidade de gestão, recursos para investimento, disponibilidade ou acesso ao crédito, capacidade de liderança, informações tecnológicas, capacidade de mudança, entre outros.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja