• Sábado, 22 de novembro de 2025
Assine nossa newsletter
Scot Consultoria

Prognóstico climático para a última semana de novembro

Semana deverá ser marcada por chuvas em todo o país, mas com grandes diferenças regionais, com volumes oscilando entre acumulados dentro da média, abaixo do normal e com maior concentração em áreas isoladas.


Foto por: Scot Consultoria

Foto por: Scot Consultoria

Região Norte

Na última semana do mês, as chuvas ocorrerão em toda a região, mas com volumes distintos entre os estados. A maior parte da região terá precipitações dentro da média, com exceção do Tocantins e de áreas ao Sul do Pará e de Rondônia.

Em Rondônia, Acre e Amazonas, são esperados acumulados entre 35mm e 55mm, com áreas isoladas do Amazonas podendo registrar volumes maiores. No Tocantins, a previsão indica médias de 35mm.

No Pará, os acumulados serão menores em comparação aos demais estados. Quanto mais ao Sul, maior deverá ser a precipitação, que deve variar de 35mm a 45mm, à medida que se avança para o Norte, o volume de precipitação deve diminuir, ficando entre 15mm e 25mm.

No Amapá e em Roraima, são esperadas precipitações leves, que não devem ultrapassar os 25mm.

Região Nordeste

Para o período, os mapas indicam ocorrência de chuvas no Maranhão, Piauí e Bahia, enquanto os demais estados da região devem permanecer sem precipitação. Mesmo assim, os volumes previstos estão dentro do normal para essa época.

No Maranhão e no Piauí, os maiores acumulados devem concentrar no Sul dos estados, variando de 25mm a 35mm, à medida que se avança para o Norte, a expectativa de precipitação diminui, indo de ausência de chuva no extremo Norte, a até 15mm.

Na Bahia, a dinâmica é semelhante: quanto mais ao Sul, maiores os acumulados esperados, que variarão de 35mm a 55mm, podendo atingir até 65mm no extremo Sul. Nas áreas mais ao Norte, os volumes previstos ficarão entre 15mm e 35mm.

Região Centro-Oeste

As chuvas devem se manter presentes, com leve intensificação em relação à semana atual – em Mato Grosso do Sul, essa intensificação deve ser mais acentuada. Ainda assim, a expectativa é de precipitações dentro ou abaixo da média esperada para o período nos três estados do Centro-Oeste.

Em Mato Grosso e Goiás, os acumulados devem variar entre 25mm e 45mm, podendo superar essa faixa em áreas próximas ao Distrito Federal, onde os volumes podem chegar a 75mm.

No Mato Grosso do Sul, a maior parte do estado deve registrar precipitações entre 25mm e 35mm, com pontos isolados atingindo até 45mm. Já em regiões ao Leste do estado, os volumes tendem a ser menores, não ultrapassando 15mm.

Região Sudeste

As chuvas devem seguir presentes na região. Mesmo com a continuidade das precipitações, grande parte do Sul de Minas, do Leste e Norte de São Paulo e do Rio de Janeiro deverão registrar acumulados abaixo do esperado para o período.

Em Minas Gerais, os volumes variarão consideravelmente entre o Norte e o Sul do estado, as regiões mais ao Norte tendem a receber os maiores acumulados, com média em torno de 55mm e pontos isolados alcançando até 65mm, cenário semelhante ao previsto para o Espírito Santo. À medida que avançamos para o Sul de Minas, os volumes diminuem, e quanto mais ao Sul, menores os acumulados, que variam entre 25mm e 45mm. No Rio de Janeiro, os totais esperados são próximos, variando de 25mm a 35mm.

São Paulo registrará os menores volumes, com média de 25mm na maior parte do estado, com áreas próximas à divisa com Minas Gerais e ao Norte do Paraná podem alcançar cerca de 35mm.

Região Sul

Rio Grande do Sul e Santa Catarina devem registrar volumes abaixo da média, enquanto o Paraná deve permanecer com chuvas dentro do esperado, semelhante ao observado na terceira semana do mês.

No Paraná, os acumulados no Oeste irão ficar em torno de 35mm, conforme se avança em direção ao Leste, os volumes diminuirão, ficando entre 15mm e 25mm.

Em Santa Catarina, as chuvas devem se concentrar no Sudeste e no Extremo Oeste, com acumulados médios de cerca de 25mm. Já no Rio Grande do Sul, a previsão aponta precipitações mais concentradas no Norte do estado, com acumulados médios de 15mm. Nas demais áreas, não são esperadas chuvas.

Figura 1.
Mapa de precipitação total prevista de 24/11/2025 até 30/11/2025 (mm).

Fonte: NOAA

Figura 2.
Mapa de anomalias de precipitação prevista de 24/11/2025 até 30/11/2025 (mm).

Fonte: NOAA

<< Notícia Anterior
Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja