• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

O que esperar de março?


Sexta-feira, 8 de março de 2024 - 12h00

Foto: Unsplash


O cenário para março apresenta uma distribuição desigual de chuvas pelo país. No Nordeste, Sul, Roraima e Mato Grosso do Sul (figura 1), as precipitações esperadas estão abaixo da média, com volumes variando entre 40 e 130mm. 


Por outro lado, a expectativa é de chuvas acima da média para a maior parte das regiões do Norte e Centro-Oeste, além de São Paulo e sul de Minas Gerais, com possíveis acumulações entre 160 e 400mm durante o mês, figura 1


Anomalias positivas e negativas desafiam as expectativas climáticas em algumas áreas de São Paulo, Minas Gerais, parte de Santa Catarina e Paraná, bem como em porções da Bahia, Pará e Amazonas (figura 2). São previstas anomalias positivas, sugerindo um aumento de 10 a 50mm no volume de chuvas. Porém, o quadro não é uniforme. Há também a presença de anomalias negativas, especialmente na região Nordeste, com precipitações de 50 a 75mm a menos em comparação com a média histórica. Além disso, alguns pontos no Mato Grosso, Pará e Amazonas também apresentam essas variações negativas. 


Na maioria das regiões, as temperaturas devem oscilar entre 22,5°C e 27,5°C. No extremo norte de Roraima e Bahia, assim como em partes específicas do noroeste do Mato Grosso do Sul e sudeste de Mato Grosso, espera-se uma variação de 27,5°C a 30,0°C (figura 3)


Por outro lado, o sul do Brasil prevê temperaturas mais amenas, com valores abaixo de 22,5°C e chegando a 15,0°C, especialmente na parte central dos estados de Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul (figura 4). No entanto, é importante observar que o Mato Grosso do Sul, Roraima e Pernambuco podem experimentar valores um pouco mais altos, com variações entre 1,0°C e 1,5°C em relação às médias climáticas esperadas para o período (figura 4)


Figura 1.
Previsão de precipitação para março, em milímetros.

Fonte: INMET.


Figura 2.
Anomalia de precipitação esperada para março, em milímetros.

Fonte: INMET.


Figura 3.
Temperatura média prevista para março, em ºC.

Fonte: INMET.


Figura 4.
Anomalia de temperatura prevista para março, em ºC.

Fonte: INMET.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja