• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

São as águas de março fechando o verão?


Sexta-feira, 1 de março de 2024 - 16h00

Foto: Shutterstock


Em março, as regiões Norte, Centro-Oeste e parte do Sudeste devem receber os maiores volumes precipitados, podendo ultrapassar os 400 mm no Amapá, norte do Pará e do Maranhão, alcançando os 160 mm em São Paulo e sul de Minas Gerais (figura 1). 


Em março, em São Paulo, no leste do Paraná e de Santa Catarina, no extremo-sul do Rio Grande do Sul, no norte de Minas Gerais, sul da Bahia, oeste de Mato Grosso do Sul, leste de Goiás, sudoeste de Mato Grosso, partes do Acre, Amazonas, Pará, Maranhão e Roraima e no Amapá, a precipitação prevista é de até 50 mm acima do considerado normal para o período (figura 2). 


A região do Matopiba, que teve bons volumes de chuva e, consequentemente, uma melhora na condição hídrica do solo em janeiro e fevereiro, deve ter um março de até 150 mm negativos, ou seja, abaixo da normalidade para o período, desfavorecendo o desenvolvimento e o plantio de algumas culturas locais. 


Nas regiões em que a anomalia deve ser positiva, é esperado um melhor nível hídrico para o solo e, em consequência, um favorecimento do desenvolvimento, do plantio e da colheita de algumas culturas (figura 2). 


Figura 1.
Precipitação prevista para março de 2024, em mm.

Fonte: INMET


Figura 2.
Anomalia de precipitação prevista para março de 2024, em mm.

Fonte: INMET



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja