• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Perspectivas climáticas para dezembro


Sexta-feira, 24 de novembro de 2023 - 12h00

Foto: Shutterstock


Novembro está sendo um mês marcado por chuvas acima da normal climatológica na região Sul do Brasil e abaixo da média, no restante do país.


Em dezembro, acompanhando os efeitos do El Niño, as altas temperaturas devem prevalecer e a expectativa é de volumes de chuva díspares Brasil afora.


Para dezembro, no Norte e Nordeste, o esperado é que a precipitação continue abaixo da média. Para o Norte, a precipitação deve ficar mais localizada ao sul da região amazônica. A temperatura média, em ambas as regiões, deve ficar acima da normal climatológica. O índice hídrico do solo deve permanecer baixo em toda a região.


No Centro-Oeste, a precipitação deve ficar acima da média em Mato Grosso do Sul e Goiás, com o restante da região apresentando volumes abaixo da média histórica. As temperaturas devem ser mais altas do que o considerado normal para a região no período e, a depender da precipitação, o déficit hídrico pode seguir em algumas localidades que têm sofrido com menores – ou nenhum – volumes de chuva.


No Sudeste, a precipitação deve ficar acima da normal climatológica em São Paulo, sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro. No restante da região, chuvas abaixo da média são previstas (com destaque ao nordeste de Minas Gerais e Espírito Santo). Além disso, a temperatura, assim como em todo o país, deve seguir acima da média.


No Sul, a previsão é de que as chuvas ultrapassem os 200mm em dezembro, estando acima do considerado normal. Quanto à temperatura, somente no sul do Rio Grande do Sul deve haver prevalência de temperaturas mais amenas, devido à chuva. A umidade do solo deve propiciar a incidência de doenças em algumas culturas e o volume precipitado deve prejudicar a colheita das culturas de inverno, como o trigo.


Figura 1.
Previsão de precipitação acumulada para o período entre 30 de novembro e 06 de dezembro, em mm.



Fonte: CPC/NOAA.


Figura 2.
Anomalia de precipitação para o período entre 30 de novembro e 06 de dezembro de 2023, em mm.



Fonte: CPC/NOAA.


Figura 3.
Precipitação prevista para dezembro de 2023, em mm.



Fonte: INMET.


Figura 4.
Temperatura média prevista para dezembro de 2023, em ºC.



Fonte: INMET.



Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja