• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Perspectivas para o clima no Brasil em curto e médio prazos


Sexta-feira, 3 de novembro de 2023 - 15h00

Foto: Unsplash


Os efeitos do El Niño seguem impactando o clima Brasil afora, com a predominância de temperaturas acima da média em quase todo o país, volume de precipitação acima da normal climatológica no Sul e período seco no Norte e Nordeste.


Em outubro, a precipitação acumulada ficou acima da média em quase todo o estado de São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul e em todo o estado de Santa Catarina (figura 1).


Algumas cidades registraram precipitações quase três vezes acima do volume considerado normal. No entanto, na região Norte, o déficit de precipitação chegou a mais de 100mm abaixo da normal climatológica para a região durante o período.


Em novembro, a chuva deve se concentrar na maior parte do Centro-Sul do país, como ocorreu em outubro, mas em alguns estados do Norte, como Amazonas, Acre, Rondônia, sul do Pará e Tocantins, deverá chover entre 130 e 300mm (figura 2). 


No sul do Pará, em partes do Amazonas e na maior parte do Centro-Sul, a probabilidade é de chuvas entre 10mm e 150mm acima da normal climatológica. Há maior probabilidade de chuvas abaixo da normal climatológica no Nordeste, extremo-Norte e partes do Centro-Oeste do Brasil. 


Em dezembro, o Brasil-Central, Amazonas e Rondônia devem receber o maior volume de chuvas, variando entre 100mm e 400mm. No entanto, no extremo-Norte e no Nordeste, o volume precipitado deve ser de, no máximo, até 100mm (figura 3).


Figura 1.
Volume de chuvas acumulado em outubro, em mm.

Fonte: CPC/NOAA.


Figura 2.
Previsão de chuvas para novembro, em mm.

Fonte: Inmet.


Figura 3.
Previsão de chuvas para dezembro, em mm.

Fonte: Inmet.



Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja