• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Características climáticas extremas


Sexta-feira, 20 de outubro de 2023 - 17h00

Foto: Shutterstock


Outubro teve início com volume de precipitação maior do que o ocorrido em setembro, em boa parte do Centro-Oeste. No entanto, maior volume de chuva deve começar a cair na região entre o final do mês e início de novembro. As altas temperaturas permanecerão em todo o país, enquanto nos aproximamos do verão.


A partir de novembro, a disponibilidade de água no solo deve melhorar devido ao aumento da precipitação no Centro-Oeste, trazendo tranquilidade ao produtor de grãos, por conta do início do plantio.


No entanto, ao Norte do país, a seca vem se arrastando, em função do El Niño, da temperatura de superfície superior a 3°C em grande parte do Pacífico equatorial e do aumento da temperatura, acima dos valores históricos, no Atlântico Tropical Norte, e tem causado a morte de animais, a seca de rios e dificuldade na locomoção de populações ribeirinhas.


A combinação de fenômenos (El Niño e o Atlântico tropical Norte mais quente do que o normal) têm provocado diversos impactos no clima da América do Sul, com principal destaque para a seca na região amazônica e pelo excesso de chuvas no Sul do país (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos - CPTEC).


Em novembro, deve chover na região Norte, mas o volume deve ficar abaixo dos níveis históricos (figuras 1 e 2).


Figura 1.
Precipitação prevista para novembro, em mm.

Fonte: Inmet.


Figura 2.
Anomalia de precipitação prevista para novembro, em mm.

Fonte: Inmet.



Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja