• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

A primavera chegou


Quinta-feira, 5 de outubro de 2023 - 15h20

Foto: Freepik


A primavera teve início no Brasil em 23 de setembro, caracterizada como um período de transição entre as estações seca e chuvosa no Brasil Central.


Desde junho de 2023, um padrão típico de El Niño vem sendo observado, com a temperatura da superfície do mar aumentando em 3ºC desde o período.


O grande volume de chuvas que tem atingido o Sul do país é característica do fenômeno. Entre 1 e 19 de setembro, a precipitação acumulada na região foi de 450mm, enquanto nas demais regiões, houve um déficit de precipitação, com destaque à região Norte.


Portanto, o nível de água no solo deve ficar baixo na região Nordeste e em parte da região Norte, com destaque às áreas próximas do MATOPIBA (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) e SEALBA (Sergipe, Alagoas e nordeste da Bahia).


Em algumas áreas de Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo, os níveis de água no solo devem seguir baixos devido à irregularidade das chuvas.


O armazenamento de água no solo é um fator importante para o estabelecimento das fases iniciais das culturas no campo, como a soja, milho e algodão.


No período que compreende outubro-novembro-dezembro, os modelos climáticos têm demonstrado que há maior probabilidade de chuvas abaixo da normal climatológica no leste, centro e Norte do Brasil. Já para a região Sul, Mato Grosso do Sul e parte de São Paulo, a probabilidade é de chuvas acima da normal climatológica (figura 1). A temperatura deve se manter acima do normal na maior parte do Brasil (figura 2).


Figura 1.
Precipitação total prevista (mm) no período de outubro, novembro e dezembro/2023.



Fonte: CPTEC/INPE.


Figura 2.
Temperatura média prevista (ºC) no período de outubro, novembro e dezembro/2023.



Fonte: CPTEC/INPE.



Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja