• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Onda de calor atinge o Brasil


Sexta-feira, 22 de setembro de 2023 - 10h00

Foto: Unsplash


As regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste têm sido afetadas por um centro de alta pressão atmosférica, que traz baixa nebulosidade e, consequentemente, gera um aumento na intensidade da radiação solar, causando maiores temperaturas.


Com isso, a temperatura máxima nessas regiões deve ultrapassar os 35ºC e a umidade relativa do ar deve ficar abaixo de 20%. Esse cenário deve persistir até o início da próxima semana (24/9) e é uma característica comum da primavera (figura 1).


Figura 1.
Temperatura do ar, em ºC, prevista pelo multimodelo do CPTEC/INPE, para os próximos dias (19/9 a 24/9).

Fonte: CPTEC/INPE.


Para algumas regiões, como o litoral de São Paulo e Rio de Janeiro, a previsão é de melhora nas temperaturas até o dia 3 de outubro. No entanto, para a maior parte do Sudeste e do Centro-Sul, as anomalias de temperatura causarão altas de até 4ºC (figura 2).


Figura 2.
Anomalia de temperatura, em ºC, prevista pelo modelo numérico subsazonal do CPTEC/INPE, para 27/9 a 03/10.

Fonte: CPTEC/INPE.


Com o aumento das temperaturas e a baixa umidade do ar, aumenta também o risco de incêndios e queimadas. Historicamente, de 18 a 25 de setembro, há maior probabilidade de focos de queimada nas regiões do Matopiba, centro do Pará e oeste da Amazônia. Na figura 3, o mapa mostra o risco de incêndio para os próximos cinco dias.


Figura 3.
Mapa de risco de incêndios e queimadas, nos próximos cinco dias.

Fonte: CPTEC/INPE.


A previsão é de que as manifestações climáticas de alta temperatura, características do fenômeno El Niño, continuem até o final do ano e durante o primeiro semestre de 2024.



Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja