• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Expectativas para o clima no Brasil em setembro


Sexta-feira, 1 de setembro de 2023 - 18h00

Foto: Shutterstock


Em agosto, o Centro-Oeste, o Norte, o Nordeste e parte do Sudeste registraram as temperaturas mais altas, variando entre 22,5ºC e 32ºC. No Distrito Federal, leste da Bahia, centro-sul de Minas Gerais, parte do Espírito Santo, Rio de Janeiro, sul do Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, foram registradas as menores temperaturas.


Em setembro, as temperaturas devem seguir mais baixas em parte da região Centro-Sul, e variando positivamente em toda a porção Centro-Norte do país, veja na figura 1. Essa é uma característica típica do final de inverno e início da primavera.


Quanto à precipitação em agosto, choveu acima de 100mm somente no extremo-norte, no extremo-sul e em pequena faixa do litoral nordestino. 


Em setembro (figura 2), os volumes de chuva devem vir acima de 100mm nas regiões Sul, Sudeste e Norte, o que poderá colaborar com o desenvolvimento das lavouras de verão, após três anos de forte estiagem no Rio Grande do Sul. O volume, até o final de setembro, para o Centro-Oeste, deve ficar abaixo da normalidade.


Até o final de 2023 e início de 2024, devemos sentir mais efeitos do El Niño, à medida que as características do fenômeno se intensificam e a temperatura da superfície do mar no oceano Pacífico, próximo à costa da América do Sul, aumenta.




Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja