• Segunda-feira, 29 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Em agosto, os volumes de chuvas deverão ficar dentro do esperado


Sexta-feira, 4 de agosto de 2023 - 11h00

Foto: Unsplash


Em julho, não choveu na maior parte do Brasil Central. Na região Sul, as chuvas variaram entre 100 e 250 milímetros. O Norte do Amazonas e do Pará, além de Roraima e Amapá, tiveram volumes de chuvas mais expressivos, variando entre 200 e 350 milímetros.


No litoral do Nordeste, além do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, as chuvas atingiram as máximas de 150 milímetros e mínimas de 25 milímetros. Veja na figura 1.


Quanto às anomalias no período, a região Sul teve volumes de chuvas de 25 a 100 milímetros acima do esperado, com exceção do Oeste do Rio Grande do Sul e Norte do Paraná.


Acre, Roraima, Amapá, Sul do Amazonas, Norte do Pará e do Maranhão tiveram chuvas de 25 a 200 milímetros abaixo do esperado para o mês. Veja na figura 2.


Em agosto, as chuvas deverão se concentrar em Roraima, Amapá, Norte do Amazonas, Sul do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, variando entre 80 e 230 milímetros.


No restante do país, as chuvas não devem ultrapassar os 40 milímetros. Veja na figura 3.


No geral, em agosto, as chuvas ficarão dentro do esperado para o período, com variações de apenas 50 milímetros negativas ou positivas.


Figura 1.
Precipitação acumulada em julho, em milímetros.

Fonte: INPE/CPTEC


Figura 2.
Anomalias de precipitação em julho, em milímetros.

Fonte: INPE/CPTEC


Figura 3.
Previsão de precipitação em agosto, em milímetros.

Fonte: INMET



Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja