• Segunda-feira, 29 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Condição das lavouras de milho norte-americanas


Sexta-feira, 9 de junho de 2023 - 17h00

Foto: Unsplash


Nos Estados Unidos, as culturas do milho e da soja já estão com a semeadura praticamente finalizadas. Até 4/6, 96% e 91% das áreas esperadas de milho e soja para esta safra já estavam semeadas. O andamento durante a implantação das culturas foi extraordinário, entretanto, vemos que aquelas que já emergiram apresentam condições não tão boas.


Para o milho, 64% da área está em condições boas, queda de cinco pontos percentuais frente à semana anterior e nove frente ao mesmo período do ano passado.


Para a soja, 62% da área está em condições boas. Ainda não há comparativos com semana e ano passados, pois a semeadura está adiantada frente ao ano anterior, em 15 pontos percentuais, ainda sem levantamento de qualidade das lavouras.


Nebraska, Kansas e Missouri estão, entre os estados do Corn Belt, com as piores condições das lavouras, com 9%, 10% e 16% de suas áreas em condições ruins ou muito ruins, devido às condições hídricas por lá. Veja na figura 1.


Altas temperaturas e baixa precipitação têm causado o quadro de seca mais acentuado nos estados mencionados anteriormente. Entretanto, na última semana, houve chuva expressiva, o que auxiliou na diminuição da condição mais seca, frente à semana anterior.


A piora nas condições das lavouras norte-americanas resultou em leve recuperação dos preços das commodities na Bolsa de Chicago. O que pode ser sustentado a curto prazo, caso as condições permaneçam caindo, pois maio foi um dos meses de menor chuva na história do país.


A atenção permanece, pois as precipitações que deverão ocorrer na próxima semana, entre 9 e 17 de junho, tendem a vir abaixo do esperado para o período, fator que pode levar a pioras no quadro atualmente visto para as lavouras de milho. Veja nas figuras 2 e 3.


Figura 1.
Monitoramento de secas nos Estados Unidos da América, em 6 de junho de 2023.

Fonte: National Drought Monitor 


Figura 2.
Previsão de precipitação entre 9 e 17 de junho, em polegadas, nos EUA.

Fonte: COLA


 


Figura 3.
Previsão de anomalia de precipitação entre 9 e 17 de junho, em porcentagem da normalidade.

Fonte: COLA



Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja