• Domingo, 28 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Chuvas na última semana de abril favorecem a segunda safra de milho


Sábado, 29 de abril de 2023 - 06h00

Foto: Freepik


Em abril, até dia 26, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco e Sul do Piauí tiveram os menores volumes de chuvas no período, atingindo as máximas de 100 milímetros. Em sentido contrário, os maiores volumes (150 a 400 milímetros) ocorreram no Amazonas, Roraima, Pará, Amapá, Maranhão e Norte do Piauí.


No restante do país, as chuvas variaram entre 50 e 200 milímetros. Veja na figura 1.


As chuvas, que ocorreram ao longo deste mês, favoreceram o bom desenvolvimento e asseguraram a umidade no solo para algumas culturas, principalmente para o milho de segunda safra que foi semeado mais tardio em alguns estados.


Em maio, apenas o Leste do litoral nordestino, Roraima, Amapá e Norte de Amazonas, do Pará e do Maranhão terão chuvas variando entre 160 e 400 milímetros. No restante do Brasil, as chuvas deverão atingir as máximas de 160 milímetros, mas, principalmente, em Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e Bahia, as chuvas serão menores, de até 80 milímetros. Veja na figura 2.


No geral, em maio, os volumes de chuvas ficarão dentro do esperado para o mês, de acordo com a normal climatológica, com exceção de parte dos estados ao Norte do país, cujas chuvas poderão ser de 10 a 75 milímetros menores. Veja na figura 3.


Figura 1.
Precipitação acumulada em abril/23 (até dia 26), em milímetros.

Fonte: INPE/CPTEC


Figura 2.
Previsão de precipitação em maio/23, em milímetros.

Fonte: INMET


Figura 3.
Previsão de anomalia de precipitação em maio/23, em milímetros.

Fonte: INMET



Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja