• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Cenário de chuvas diminutas perdura no Centro-Sul brasileiro


Quinta-feira, 20 de abril de 2023 - 18h00

Foto: Freepik


Em abril, até dia 17, a região Norte (com exceção Roraima e Sul do Tocantins), Oeste de Mato Grosso e da Bahia, Maranhão, Norte do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba tiveram os maiores volumes de chuvas no período, variando entre 100 e 350 milímetros.


O restante dos estados teve chuvas atingindo as máximas de 100 milímetros. Rio Grande do Sul, Leste da Bahia, Pernambuco, Espírito Santo, região central de São Paulo e Nordeste do Paraná tiveram as precipitações máximas de 25 milímetros. Veja na figura 1.


As regiões Sul, Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste poderão ter os menores volumes de chuvas até o final deste mês, entre 20 e 28, não ultrapassando os 50 milímetros. Na região Norte, os volumes de chuvas poderão ser maiores, variando entre 30 e 150 milímetros. Veja na figura 2.


De 28 de abril a 6 de maio, em Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, as chuvas não deverão ocorrer, ou não ultrapassarão os 20 milímetros.


No mesmo período, Mato Grosso do Sul, Goiás e São Paulo deverão ter volumes de chuvas entre 20 e 50 milímetros. Na região Sul, as chuvas poderão atingir a marca de 70 milímetros. Enquanto no Norte, poderão variar entre 50 e 125 milímetros. Veja na figura 3.


Figura 1.
Precipitação acumulada em abril/23 (até dia 17), em milímetros.

Fonte: INMET


Figura 2.
Previsão de precipitação de 20 a 28 de abril, em milímetros.

Fonte: COLA


Figura 3.
Previsão de precipitação de 28 de abril a 6 de maio, em milímetros.

Fonte: COLA



Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja