• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Previsão e anomalias de chuvas em abril


Sexta-feira, 31 de março de 2023 - 10h00

Foto: Unsplash


A estação de seca está chegando ao Brasil Central. Em abril, Mato Grosso, Tocantins e Piauí deverão ter chuvas variando entre 100 e 160 milímetros ao Sul de seus territórios, enquanto a porção Norte poderá ter mínimas de 160, chegando às máximas de 260 milímetros.


No restante dos estados do Centro-Oeste, Sudeste e Sul, além de Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco, as chuvas não deverão ultrapassar a marca dos 160 milímetros, com mínimas em 40 milímetros. Com exceção ao Oeste do Rio Grande do Sul, cuja precipitação poderá atingir os 200 milímetros no mês.


Nos estados não citados do Norte e Nordeste, as chuvas serão mais volumosas, variando entre 160 e 430 milímetros. Veja na figura 1.


Quanto às anomalias de precipitação, em relação à normal climatológica, Centro-Oeste, Sudeste e Sul poderão ter chuvas em até 50 milímetros menores que o esperado para o mês. Enquanto Nordeste e Norte poderão ter chuvas acima do esperado, entre 10 e 150 milímetros. Veja na figura 2.


As chuvas expressivas no Acre, principalmente no Leste do estado, neste mês (março), resultaram em transbordamento do rio Acre e seus afluentes. Houve impactos no mercado do boi gordo, como dificuldade em embarcar os bovinos para abate. Veja mais aqui.


Figura 1.
Previsão de precipitação em abril/23, em milímetros.

Fonte: INMET


Figura 2.
Previsão de anomalias de precipitação em abril/23, em milímetros.

Fonte: INMET



Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja