• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

As águas de março fecharam o verão


Sexta-feira, 24 de março de 2023 - 11h00

Foto: Unsplash


O fim do verão é marcado pelo equinócio de outono que, neste ano, ocorreu em 20 de março. Com a entrada do outono, as chuvas diminuem, assim entramos no período das secas no Brasil Central.


Entretanto, o cenário ainda apresenta chuvas. Até dia 23, Centro-Oeste e Norte foram os locais com maior precipitação neste mês, variando entre 100 e 400 milímetros.


Em Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia, os volumes de chuvas foram os menores até agora, atingindo a máxima de 50 milímetros. No restante do país, as chuvas atingiram os 100 milímetros, com mínimas de 50 milímetros. Veja na figura 1.


Nos próximos dias de março, Mato Grosso do Sul, Bahia, Leste do litoral nordestino e região Sudeste não deverão ter chuvas. No Sul, poderemos ver precipitações de até 50 milímetros, enquanto no Norte e restante do Nordeste, as chuvas serão mais expressivas, variando entre 50 e 150 milímetros. Veja na figura 2.


Em abril, até dia 8, deveremos ver o cenário de menos chuvas no Centro-Sul brasileiro mais intenso, com os volumes não ultrapassando os 50 milímetros e com alguns estados já sem chuvas. Veja na figura 3.


Figura 1.
Volume de chuvas em março, até dia 22, em milímetros.

Fonte: INPE/CPTEC


Figura 2.
Previsão de precipitação entre 23 e 31 de março, em milímetros.

Fonte: COLA


Figura 3.
Previsão de precipitação entre 31 de março e 8 de abril, em milímetros.

Fonte: COLA



Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja