• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Quadro da precipitação no Brasil na primeira quinzena de março


Sexta-feira, 17 de março de 2023 - 11h00

Foto: Freepik


Oeste do Rio Grande do Sul, Norte do Rio de Janeiro e de Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Sul do Piauí, Sergipe, Alagoas, Pernambuco e Paraíba tiveram os menores volumes de chuvas durante a primeira quinzena de março, não ultrapassando os 50 milímetros.


O restante das regiões Sudeste e Sul tiveram chuvas variando entre 50 e 150 milímetros. Nas demais localidades não citadas, as chuvas foram pouco maiores, variando entre 50 e 250 milímetros. Veja mais na figura 1.


Quanto às anomalias de precipitação, em relação à normal climatológica, o Leste brasileiro teve chuvas, até o momento, abaixo do esperado para o período, em até 100 milímetros. Oeste do Rio Grande do Sul, Amapá e alguns locais no Amazonas e Pará também fecharam o período com déficits. Veja na figura 2.


Região Sul, Sudeste e alguns estados do Nordeste (Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco) não deverão ter chuvas entre 15 e 23 de março, ou as máximas não deverão ultrapassar os 50 milímetros.


Centro-Oeste, Norte e o restante do Nordeste deverão ter volumes de chuvas mais expressivos, variando entre 50 e 150 milímetros. Veja na figura 3.


Figura 1.
Volume de chuvas em março (até dia 15), em milímetros.

Fonte: INPE/CPTEC


Figura 2.
Anomalia de precipitação em março (até dia 15), em milímetros.

Fonte: INMET


Figura 3.
Previsão de precipitação entre 15 e 23 de março, em milímetros.

Fonte: COLA



Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja