• Segunda-feira, 29 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Previsão de precipitação para fevereiro e março


Terça-feira, 7 de fevereiro de 2023 - 11h00

No acumulado de janeiro, Rio Grande do Sul, Leste da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte tiveram volumes de chuvas variando de 25 a 100 milímetros. Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Sul do Mato Grosso do Sul, Norte de Minas Gerais e de Roraima, Oeste da Bahia, Ceará, Piauí e Leste do Maranhão tiveram volumes pouco maiores, de 100 a 200 milímetros.


Os maiores volumes do mês se concentraram no Norte de Mato Grosso do Sul, Sul de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Pará, Norte do Tocantins, Amazonas e Amapá, variando de 200 a 600 milímetros. Veja na figura 1.


Em fevereiro, os volumes continuarão menores em Rio Grande do Sul, região Central de São Paulo, Leste de Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, não ultrapassando os 160 milímetros.


No restante do país, as chuvas deverão variar de 160 a 430 milímetros no mês. Veja na figura 2.


Na porção ao Sul de Mato Grosso do Sul, Sudoeste de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Nordeste de Minas Gerais e boa parte do Nordeste (da Bahia à Paraíba), os volumes não deverão ultrapassar os 160 milímetros, com mínimas de 80 milímetros.


A porção Centro-Norte do país terá volume de chuvas mais expressivos, variando de 160 a 430 milímetros. Veja na figura 3.


Figura 1.
Precipitação acumulada em janeiro, em milímetros.

Fonte: INPE/CPTEC


Figura 2.
Previsão de chuvas em fevereiro, em milímetros.

Fonte: INMET


Figura 3.
Previsão de chuvas em março, em milímetros.

Fonte: INMET



Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja