• Sábado, 18 de setembro de 2021
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Queda na temperatura e geadas


Segunda-feira, 2 de agosto de 2021 - 15h00

Destacamos a frente fria que chegou ao país nesta última semana de julho que, além da queda mais forte na temperatura e geadas, trouxe chuvas para as regiões Sul e Centro-Sul do Brasil.


Veja na figura 1 os mapas com as precipitações nos dias 27 e 28 de julho últimos.


Figura 1. Volume de chuvas no Brasil nos dias 27/7/21 e 28/7/21, em milímetros.



Fonte: Inpe / Cptec 


Com relação à temperatura, as mínimas em julho estão abaixo da normal climatológica (média histórica) para o mês em questão, entre 2ºC e 4ºC a menos, em boa parte das regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste, além de parte do Nordeste (Oeste da Bahia e Sul do Piauí). Veja a figura 2.


Figura 2. Anomalia (desvio) de temperatura mínima no Brasil, em ºC.



Fonte: Inpe / Cptec


Por fim, na figura 3, apresentamos o mapa de ocorrência de geadas no Brasil nos últimos dias, com registro de intensidade forte no Paraná e em Minas Gerais, prejudicando as lavouras de milho de segunda safra, café, entre outras culturas e dando sustentação aos preços desses produtos no mercado brasileiro. Mais detalhes sobre a alta no preço do milho na página 24 (relação de troca com insumos).


Figura 3. Mapa de ocorrência de geadas no Brasil nos últimos 10 dias. Referência: 28/7/2021.



Fonte: Inpe / Cptec




Dia 25 de novembro acontecerá o Encontro de Analistas da Scot Consultoria, um evento em que grandes especialistas discutirão as principais tendências econômicas e seus reflexos no mercado do boi gordo. Entre em contato conosco pelo WhatsApp 17 98171 2100 e aproveite as condições de pré-lançamento. Vagas limitadas.


<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja

Facebook