• Sexta-feira, 19 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Situação das chuvas no começo de 2021 no Brasil


Quinta-feira, 7 de janeiro de 2021 - 15h00

O ano começou com chuvas em boa parte do Brasil, mas de forma bastante heterogênea. 


Em alguns municípios nas regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste, os volumes chegaram a 150 milímetros no acumulado até o dia 7/1. 


Entretanto, em boa parte do Brasil Central, além do Triângulo Mineiro, Noroeste de São Paulo, entre outras regiões, as precipitações ficaram entre 25 e 50 milímetros, no mesmo período. 


A situação está mais complicada no Rio Grande do Sul e em boa parte da região Nordeste do Brasil, com destaque para a Bahia, onde os volumes acumulados neste mês não ultrapassaram os 25 milímetros. Veja a figura 1.



Para o restante da primeira quinzena de janeiro/21 (7/1 a 15/1), a previsão é de chuvas em grandes volumes nas regiões Norte e Sudeste do Brasil, podendo chegar a 150-200 milímetros, no acumulado do período analisado. 


Também deve chover no Centro-Oeste e no Centro Sul do país, no entanto, volumes menores, comparativamente com as regiões Norte e Sudeste, com variações entre 50 e 100 milímetros, o que mantém a atenção sobre a situação das lavouras de grãos (safra de verão ou primeira safra) nessas regiões. 


Já no Rio Grande do Sul e em boa parte da região Nordeste do país, as chuvas não deverão ultrapassar os 20-50 milímetros no acumulado até o dia 15/1 (figura 2).




Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja