• Sexta-feira, 26 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Falta de chuvas e temperaturas elevadas no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina


Quinta-feira, 9 de janeiro de 2020 - 15h00

Nos primeiros dias de 2020 choveu na região Norte do país, além do Brasil Central, Centro Sul e alguns estados do Nordeste como Maranhão, Piauí e Bahia.


Os maiores volumes foram observados no Acre, Pará, Goiás, Noroeste de Mato Grosso, Minas Gerais e Bahia, onde choveu até 150-200 milímetros no acumulado até o dia 8 de janeiro.


Por outro lado, no Rio Grande do Sul e no Oeste de Santa Catarina a falta de chuvas e as temperaturas elevadas têm prejudicado as condições das pastagens e o desenvolvimento das culturas de verão (primeira safra).


Observe na figura 1, que no norte/noroeste do Rio Grande do Sul não choveu em janeiro e no Oeste de Santa Catarina os volumes não chegaram a 25 milímetros este ano.


Previsão


Entre os dias 9 e 17 de janeiro, a previsão é de chuvas nas regiões Centro-Oeste e Sudeste do país, especialmente em Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo e Minas Gerais.


Os volumes poderão chegar até 125-150 milímetros no acumulado desse período em algumas partes da região Sudeste.


Também deverá chover na região Norte e Nordeste (Maranhão, Piauí e Bahia), mas os volumes deverão ficar entre 70 e 125 milímetros no mesmo período.


Já na região sul, estão previstas chuvas entre 60 e 125 milímetros no Paraná até o dia 17/1. Em Santa Catarina as precipitações deverão ser mais concentradas na parte Leste do estado e não ultrapassarão os 80-90 milímetros.


A previsão é de precipitações no Rio Grande do Sul entre os dias 9 e 17 de janeiro, mas em pequenos volumes e concentradas no oeste do estado, o que mantém a preocupação com relação à situação das lavouras e pastagens.





Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja