× Faltam XX dias XX horas XX minutos e XX segundos para o EIP 2025! O melhor preço vai virar caso encerrado
  • Segunda-feira, 14 de julho de 2025
Assine nossa newsletter
Scot Consultoria

Bons volumes de chuvas nas primeiras semanas de outubro

Em algumas áreas de Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Minas Gerais as chuvas chegaram a 300-350 milímetros no acumulado do mês.


As chuvas continuaram em outubro em boa parte do Brasil. 

Os maiores volumes ocorreram no Centro Sul, com destaque para Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Minas Gerais, que registraram até 300-350 milímetros no acumulado do mês.

A exceção foi a faixa litorânea que vai de Alagoas até o Ceará, aonde não choveu no período analisado. Veja a figura 1.

A situação em termos de clima (precipitações) está mais dentro da normalidade este ano, o que tem permitido o avanço da semeadura da safra brasileira de grãos 2018/2019 e melhorado a situação das pastagens. Mais detalhes na página 25.

Lembrando que na safra passada, especialmente na região Centro-Oeste, os trabalhos no campo foram prejudicados pelos atrasos e irregularidades nas chuvas.

Previsões

Para a primeira semana de novembro, a previsão é de chuvas em quase todo país. Em boa parte do Brasil Central, os volumes deverão ficar entre 40-50 milímetros no acumulado até o dia 8/11, com chuvas isoladas de até 100-125 milímetros em algumas localidades.

No Sul do país, especificamente em Santa Catarina e Oeste do Paraná, as chuvas poderão chegar a 150-175 milímetros no acumulado até o dia 8 de novembro.

Não deverá chover apenas no litoral nordestino e nas faixas litorâneas do Pará e Amapá. Veja a figura 2.

<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>
Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja