• Sexta-feira, 26 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Chuvas seguiram em grandes volumes no Sul e Sudeste em maio


Quinta-feira, 1 de junho de 2017 - 14h25

As chuvas continuaram em grandes volumes ao longo de maio nas regiões Sul e Sudeste do país, além de Mato Grosso do Sul.


Em algumas áreas do Rio Grande do Sul, as precipitações chegaram a 350-400 milímetros no acumulado do mês. No Sudeste, destacamos as chuvas em São Paulo, que somaram entre 150 e 200 milímetros no período.


Choveu bastante também na região Nordeste, nas áreas próximas ao litoral, com volumes de até 400 milímetros até o dia 31/5. Estas precipitações causaram prejuízos a diversas cidades, em função de alagamentos, entre outros problemas decorrentes do excesso de chuvas. Em alguns casos, choveu em apenas um dia o previsto para o acumulado de 25 dias.


Na figura 2 está o mapa de anomalia de chuvas no país em maio.


Na metade sul do Brasil, em uma faixa que inclui o sul de Mato Grosso, o sul de Goiás, o Triângulo Mineiro e São Paulo, além de quase toda a região Sul do país e a Bahia, as chuvas foram entre 100 e 200 milímetros acima da normal climatológica para o período.


Já no norte de Mato Grosso e estados da região Norte do país, as chuvas ficaram entre 25 e 50 milímetros abaixo da média histórica.


Para o começo de junho, a previsão é de que as chuvas continuem na região Sul do país, com volumes acima de 100-150 milímetros no acumulado até o dia 8 de junho em algumas áreas (figura 3).


Para o final da primeira quinzena de junho, as previsões apontam para redução das chuvas em todo o país, em especial no Brasil Central.




Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja