• Sexta-feira, 26 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

No Centro Sul do país, as chuvas ficaram acima da média em março


Quinta-feira, 30 de março de 2017 - 14h50

Em março, as chuvas foram mais concentradas na segunda metade do mês, com pancadas em algumas áreas do país.


Destacamos as áreas em verde na figura 1, que abrangem partes do Rio Grande do Sul, de Mato Grosso do Sul, do litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro, além da região Norte do país, com volumes de até 250-300 milímetros no acumulado do mês.


Por outro lado, no Noroeste/Norte de Goiás e Norte/Nordeste de Minas Gerais as precipitações não ultrapassaram os 25-50 milímetros no acumulado de março.


Na figura 2 está o mapa de anomalia de chuvas em março.


Com exceção do Sul da Bahia e áreas da região Norte do país, que registraram chuvas acima da média histórica (entre 25 e 100 milímetros a mais), em grande parte dos demais estados na metade Norte brasileira houve chuvas abaixo da normal climatológica, com déficit variando entre 25 e 100 milímetros, dependendo da região.


Já na metade Sul, em geral, incluindo Mato Grosso do Sul, além do Sul de Mato Grosso e de Goiás, as chuvas ficaram entre 50 e 100 milímetros acima da média histórica.


Cabe destacar, porém, que no norte do Paraná, leste de Santa Catarina e grande parte de São Paulo, além do Sul de Minas e Triângulo Mineiro verificam-se algumas manchas no mapa (figura 2), onde as chuvas foram abaixo da normal climatológica


Para os primeiros dias de abril, a previsão é de chuvas nos estados do Centro-Oeste, Norte e Nordeste do país. Os volumes deverão variar entre 50 e 200 milímetros, conforme a região.


Nas regiões Sul e Sudeste, além de Mato Grosso do Sul, os volumes não deverão ultrapassar os 20-30 milímetros no acumulado até o dia 7 de abril.


Para o final da primeira quinzena de abril, a previsão é de chuvas em praticamente todo o país, com volumes entre 30 e 100 milímetros no Brasil Central e Centro Sul. Estas chuvas deverão beneficiar as safras de inverno (2016/2017).




Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja