• Quinta-feira, 28 de março de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Chuvas de 200 milímetros no Sul do país em setembro


Sexta-feira, 25 de setembro de 2015 - 11h41

Em setembro, as chuvas foram em maiores volumes na metade Sul do país. Destacamos também as altas temperaturas registradas, considerando o final do inverno e início da primavera.


No acumulado até o dia 22, choveu entre 25 e 150 milímetros e boa parte das regiões Sul, Sudeste e Sul da região Centro-Oeste.


No Norte do Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, as precipitações ultrapassaram os 200 milímetros neste período. Veja a figura 1.



No Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Norte do Paraná, Sul de Minas, Rio de Janeiro e boa parte de Mato Grosso do Sul e São Paulo, as chuvas ficaram acima da média histórica, variando entre 25 e 100 milímetros para cima.


A situação foi diferente em Mato Grosso, Oeste de Goiás, Tocantins, Sul do Paraná e extremo Sul do Rio Grande do Sul, que registraram déficit de chuvas em relação a normal climatológica (até 100 milímetros a menos).



Para o final de setembro e começo de outubro, estão previstas chuvas de até 100 milímetros em algumas áreas do Norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul.



Já entre os dias 2 e 10 de outubro, as chuvas devem ser mais concentradas na parte Leste de Santa Catarina e Paraná, além do Sul de Mato Grosso do Sul.


Na região Sudeste, o volume não deve passar de 40-50 milímetros neste período.


Uma das características da primavera são as chuvas menos regulares e mal distribuídas.




Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja