• Sexta-feira, 19 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Boas chuvas na primeira quinzena de maio


Quinta-feira, 30 de abril de 2015 - 17h59

Abril, climatologicamente, fecha o período chuvoso em boa parte das regiões produtoras do Brasil.


Entretanto, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), do dia 27/04 ao dia 13/05, as previsões mostram chuvas bem distribuídas em praticamente todo o território nacional, com grandes volumes para as regiões Norte, Nordeste e Centro-sul.


O comportamento das chuvas nesse mês é determinante para os preços da arroba. Geralmente, em maio, em função do encerramento das chuvas, ocorre uma "desova" das boiadas retidas no pasto durante a safra. Esse movimento já começou a ser percebido pelo mercado do boi gordo nas duas últimas semanas de maio.


A segunda safra de milho, plantada no Centro-Oeste, Sudeste e Paraná, está na fase de desenvolvimento, o que exige boa umidade do solo. A boa notícia é que as previsões indicam boas chuvas nas regiões produtoras de milho safrinha.


Para as regiões de pecuária, estas precipitações serão importantes para os pastos manterem a capacidade de suporte. No Paraná, para segunda semana de maio, há um bom volume de chuva previsto, com precipitações que podem chegar até 125 mm em algumas regiões.


Segundo a EMATER, a colheita do arroz está praticamente encerrada no Rio Grande do Sul, restando 5,0% para ser finalizada. A área colhida de milho e soja no estado atingiu nesta semana 88,0% e 82,0% do total plantado respectivamente.


Porém, o esperado pluviométrico para à primeira quinzena pode atrasar a finalização dessa operações de campo, entretanto pode ser positivo pra quem já colheu e estava aguardando para plantar as pastagens  de inverno.  



No Norte e Nordeste do país o volume de chuva previsto pode atrapalhar a colheita, que tipicamente acontece mais tarde nestas regiões.


No Matopiba, por exemplo, o volume de chuvas esperado para esta semana pode ser maior que 100mm em algumas regiões.


Colaborou Vitor Gindri, graduando em zootecnia e em treinamento pela Scot Consultoria.



Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja