• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Carta Leite - Relação de troca melhora para o produtor de leite


Segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024 - 06h00


Os preços do leite ao produtor começaram o ano em alta. A valorização do leite está atrelada à oferta limitada no campo, o que vem acirrando a disputa entre os laticínios. 


No pagamento de janeiro, referente ao leite entregue em dezembro/23, foi registrado o segundo aumento consecutivo. Considerando a média nacional ponderada nos dezoito estados pesquisados pela Scot Consultoria, o litro de leite ficou cotado em R$2,122. A alta foi de 1,7% em relação ao mês anterior, ou R$0,04/litro a mais. Apesar da melhora, em relação a igual período do ano passado (janeiro/23), o recuo ainda está em 11,0%. 


Junto à melhora na remuneração no campo, os custos de produção da atividade leiteira diminuíram em janeiro. 


Segundo o Índice Scot Consultoria de Custos de Produção da Atividade Leiteira, o recuo foi de 0,2% em janeiro, frente ao mês anterior. 


A queda nos preços dos alimentos concentrados energéticos e proteicos, com o recuo nos preços do milho e da soja, colaborou com o quadro. 


Com a melhora na remuneração ao produtor e queda nos custos de produção, a margem do produtor, dada pela diferença entre o preço do leite e o Indicador da Scot Consultoria de Custo de Produção, melhorou 2,5 pontos percentuais em janeiro, em relação a dezembro/23. 


Figura 1.
Preço do leite ao produtor versus custos de produção da pecuária leiteira, base 100= janeiro de 2016.

Fonte: Scot Consultoria 


Os custos com alimentação do rebanho representam mais de 30% do indicador, portanto, vamos analisar como anda a relação de troca do milho e do farelo de soja para o produtor. 


Poder de compra do produtor de leite 

Considerando os preços em São Paulo, o preço do leite subiu 1,5% no pagamento de janeiro na comparação mensal. 


Já os preços do milho e do farelo de soja caíram em igual comparação, melhorando a relação de troca para o produtor. 


Em janeiro comprava-se 1,98 quilo de milho com a venda de um litro de leite padrão. A relação de troca melhorou 1,7% em relação ao mês anterior e 13,6% em um ano. Veja a figura 2. 


Figura 2.
Relação de troca: milho e farelo de soja versus leite ao produtor (leite padrão em São Paulo) - em kg de alimento/litro de leite.

Fonte: Scot Consultoria


Para o farelo de soja, em janeiro comprava-se 0,95 quilo de farelo com um litro de leite em São Paulo, 4,1% mais na comparação mensal e 9,1% mais em relação a janeiro/23.


Expectativas

Para o curto prazo, os preços do milho e do farelo de soja deverão ser de estabilidade a queda. A colheita da primeira safra do milho e da soja tem colaborado para o quadro de baixa dos preços.


Com a melhora na remuneração do produtor, destacamos a importância do planejamento e de traçar estratégias para a compra de insumos, a fim de amenizar riscos.


O Relatório do Mercado de Leite da Scot Consultoria é uma excelente fonte de consulta e ferramenta fundamental de suporte às decisões para você que produz, consome ou transforma leite em lácteos.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja