• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Carta Insumos - O mercado de polpa cítrica em 2022


Sexta-feira, 21 de outubro de 2022 - 06h00

Foto: Shutterstock


No cinturão citrícola, que corresponde ao estado de São Paulo e às regiões do Triângulo Mineiro e Sudoeste de Minas, a produção de laranjas está estimada em 314,09 milhões de caixas de 40,8kg na safra 2022/2023 (Fundecitrus).


Isso representa um aumento de 19,4% frente à safra passada (2021/2022), quando foram colhidas 262,97 milhões de caixas. Mesmo com o aumento na expectativa da safra atual, as chuvas estão abaixo da média histórica.


De acordo com as estimativas da Scot Consultoria, serão produzidas aproximadamente 0,44 milhão de toneladas de polpa cítrica seca e peletizada nesta temporada, frente a 0,36 da safra anterior, aumento de 19,4%.


A polpa cítrica, por ser um alimento energético, é uma alternativa ao milho na composição da dieta. Com a expectativa da produção maior este ano, comparado com o ano passado, a oferta deve ser maior e a expectativa é de preços menores.


Preços 

Na primeira quinzena de outubro, a cotação da polpa cítrica peletizada ficou em R$1.132,22 por tonelada em São Paulo, sem o frete, alta de 1,6% em relação à média de setembro/22.


Por ser um alimento substituto ao milho, a polpa cítrica acompanha a tendência de preços. A correlação é positiva (0,71), quanto mais próximo de 1,00, maior é a correlação.


Na figura 1, apresentamos os preços da polpa cítrica peletizada e do milho em São Paulo em 2021 e 2022.


Figura 1.
Preços médios da polpa cítrica peletizada e do milho em São Paulo, em R$/t, sem o frete.

*até a primeira quinzena
Fonte: Scot Consultoria


Atualmente os preços estão com a tendência de movimentações distintas. A maior oferta da polpa cítrica está pressionando os preços para baixo, enquanto o preço do milho subiu, acompanhando a boa demanda internacional.


Relação de troca 

A cotação da polpa cítrica peletizada caiu 21,6% em relação a outubro de 2021. O boi gordo teve alta de 3,3%, no mesmo período, lembrando que em outubro do último ano, com a ausência da China, os preços caíram aos menores patamares em 2021.


A queda no preço do insumo, frente à alta na cotação do boi gordo, favoreceu a relação de troca para o pecuarista em doze meses.


Na primeira quinzena de outubro de 2022, foram necessárias 4,1 arrobas de boi gordo para a compra de uma tonelada de polpa cítrica peletizada.


Comparando com outubro do ano anterior, eram necessárias 5,4 arrobas para comprar uma tonelada do insumo, queda de 24,1% para o período atual. Em relação ao início do ano, o poder de compra melhorou 1,8%. Veja na figura 2.


Figura 2.
Evolução na relação de troca entre arrobas de boi gordo e tonelada de polpa cítrica.

*Até a primeira quinzena
Fonte: Scot Consultoria


Considerações finais

A expectativa de aumento na produção de laranja e, em consequência, a produção de suco, tende a aumentar a oferta e pressionar os preços para baixo.


A atenção deve estar nas cotações do milho. A safra menor nos Estados Unidos e as incertezas na Ucrânia, importantes produtores, podem favorecer a exportação brasileira e em consequência dar firmeza nas cotações do insumo energético.


A exportação de polpa cítrica para China é outro ponto para ficar no radar, que está nos trâmites finais e pode aumentar a demanda do insumo.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja