• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Carta Grãos - Fim da colheita de milho segunda safra e recorde de exportação


Quinta-feira, 6 de outubro de 2022 - 12h00

Foto: Shutterstock


Com 99,8% da safra colhida até 24/9, a colheita de milho segunda safra praticamente terminou. 


Diferente da safra 2020/21, o clima colaborou com a semeadura e desenvolvimento da segunda safra e a produção é recorde, estimada em 86,12 milhões de toneladas. 


A produção total (1ª, 2ª e 3ª safra) está estimada em 113,27 milhões de toneladas, incremento de 30,1% em relação à safra anterior, cuja produção foi de 87,10 milhões de toneladas. 


O preço, que está firme desde 2020, perdeu sustentação com o avanço da colheita. Acompanhe na figura 1. 


Figura 1.
Preço do milho em grão no mercado físico na região de Campinas-SP, em R$ por saca de 60 quilos.

Fonte: Scot Consultoria


Mesmo com o fim da colheita e incremento na oferta, o preço retomou a firmeza entre agosto/setembro, puxado, principalmente, pelos problemas climáticos e redução das projeções de produção nos Estados Unidos, União Europeia e na China, por causa da guerra Russo-Ucraniana, dos estoques finais mundiais ajustados e pela exportação firme. 


Estoques finais no Brasil, exportação e início da semeadura da safra de verão

Com a boa produção na safra 2021/22, os estoques finais no país deverão ser maiores do que na safra anterior, porém ainda historicamente baixos (figura 2). 


Figura 2.
Estoques finais de milho no Brasil, até a entrada da primeira safra (março-abril), em milhões de toneladas.

*estimativa em agosto/22
**estimativa em setembro/22
Fonte: Conab / Elaborado por Scot Consultoria 


Por outro lado, o bom ritmo da exportação poderá reduzir a expectativa dos estoques finais no país. Acompanhe na figura 3 as exportações mensais de milho em 2022. 


Figura 3.
Volume exportado de milho em grão, exceto semente, em milhões de toneladas.

Fonte: MDIC / Elaborado por Scot Consultoria 


Em agosto de 2022, 7,49 milhões de toneladas foram embarcadas, aumento de 72,3% em relação a agosto de 2021, quando 4,33 milhões de toneladas foram exportadas. Em setembro/22, 6,78 milhões de toneladas foram embarcadas.


O desempenho da exportação de milho em grão está sendo positivo em 2022. 


Outro fator que corrobora para este cenário é a abertura das importações por parte da China. Os trâmites burocráticos estão em fase final e a expectativa é de aumento gradual no volume de milho exportado para o mercado chinês nos próximos anos. 


Daqui adiante, atenção, principalmente, ao clima e ao desenvolvimento das lavouras no Sul do país, uma vez que a expectativa é de mais uma temporada de La Niña pela frente.


O ritmo da semeadura da primeira safra 2022/23, em função das preocupações relacionadas ao risco climático, começou acelerado. Entretanto, o ritmo diminuiu. Até 1/10, 22,7% da área esperada fora semeada, contra 24,1% na safra passada (Conab). 


No Rio Grande do Sul e Paraná, os trabalhos já atingiram, respectivamente, 62% e 58%, contra 57% e 62% há um ano.


As expectativas iniciais apontam para recuperação da produtividade e produção na safra de verão. Mas, atenção, mais uma vez, ao clima adiante. 


Com os estoques finais no mundo e no país apertados e a quebra de produção em importantes produtores, os preços do milho deverão estar firmes até a entrada da primeira safra no país.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja