• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Carta Conjuntura - A agricultura não é a causadora da desindustrialização brasileira


Quarta-feira, 31 de agosto de 2022 - 20h52

Foto: Shutterstock

 


Introdução

Desindustrialização, como o próprio nome diz, é o processo da queda acentuada das atividades industriais. Desde a década de 80 a indústria perde relevância na economia brasileira.


Participação no PIB

Na década de 1970, o setor industrial representava 33% do PIB brasileiro. Em 2011 este valor era de 23,1% e agora representa 18,9% (2021).


Para entender esse declínio do setor industrial brasileiro é preciso lembrar que o Estado é o responsável pelas políticas públicas, logo as políticas adotadas podem potencializar ou avariar alguns setores da economia.


Porque

Uma iniciativa que o governo brasileiro adotou, principalmente no início do plano Real, foi a política de câmbio valorizado. Deste modo favoreceu as importações e desfavoreceu as exportações. Tal estratégia gerou um desbalanço na economia nacional, a demanda interna foi suprida pelas importações, desestimulando a produção nacional.


Foi a abertura sem cuidado da economia brasileira. Esta medida teve início no final da década de 80. Houve uma queda nas tarifas de importação, aumentando a concorrência com a indústria internacional. Houve um "desprotecionismo" na indústria brasileira, visto que o câmbio elevado e a taxa de importação reduzidas desestimularam os empreendimentos locais.

Outro motivo que levou à desindustrialização é e continua a ser a taxa de juros. Visto que esta medida faz com que os potenciais empresários prefiram investir no mercado financeiro a abrir um empreendimento, atraídos pela taxa de juros convidativa. Deste modo não há desenvolvimento do potencial industrial.


Agronegócio

Os motivos da desindustrialização brasileira não estão no agronegócio e sim em políticas inapropriadas para o desenvolvimento industrial ao longo das últimas décadas. A cultura de "desprotecionismo" para as indústrias, juros altos e falta de incentivo fizeram com que este setor fosse sucateado.

O agronegócio se desenvolveu por conta do baixo custo relativo de produção quando comparado à indústria, em função dos incentivos fiscais e da elevada demanda internacional por commodities agrícolas. Entre outras razões foram esses os fatores para o desenvolvimento do agro brasileiro.

O setor agro não tomou o lugar da indústria, houve uma queda da participação da produção industrial no PIB e um aumento da participação do agro, porém não há uma relação causal.


O que seria bom

Caso o Brasil adote políticas que beneficiem a indústria, ambos os setores cresceriam, complementando-se. A indústria precisa de matéria-prima, de commodities, e o agro escoaria a produção com maior segurança, fortalecendo a economia do país como um todo.


Referências:


CANO, Wilson. A desindustrialização no Brasil. Economia e Sociedade, Campinas, dezembro, 2012. Número especial, p. 831-851. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ecos/a/n6w4hPXK6zwZ3YJYTmQGjLJ/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 08/08/2022 


CASTRO, Fabrício. Indústria brasileira encolhe e fatura 22,5% menos que o recorde de 2013. Uol Economia, 16, abril, 2022. Disponível em: https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2022/04/16/crise-apos-crise-industria-fatura-225-menos-em-relacao-ao-pico-historico.htm#:~:text=Em%202021%2C%20o%20PIB%20brasileiro,%E2%80%94ou%2018%2C9%25. Acesso em: 08/08/2022.

JUNIOR, Ferraz. Processo de desindustrialização no Brasil se acentua. Jornal da USP, 4, março, 2021. Atualidades. Disponível em: https://jornal.usp.br/atualidades/processo-de-desindustrializacao-no-brasil-se-acentua/. Acesso em: 08/08/2022.


 



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja