• Sábado, 20 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Carta Insumos - Acabou o sufoco para comprar milho


Sexta-feira, 31 de março de 2017 - 14h30

 


O mercado indica que será mais fácil para o pecuarista que pretende usar milho na suplementação. E fácil como poucas vezes vimos. Neste ano em que é necessário intensificar a produção para encurtar o ciclo, acelerar a terminação do estoque “caro” da fazenda (tratamos desse assunto em link), nada melhor do que ter facilidade para comprar um dos insumos mais importantes da pecuária intensiva. 


Veja na figura 1 que em média, a relação de troca entre arroba de boi e a saca de milho no primeiro trimestre foi uma das melhores, considerando os números desde 2001, quando começou a coleção de preços do grão na Scot Consultoria.


 



Note que, historicamente, somente três anos a situação esteve melhor do que a atual para o pecuarista. 


A safra de milho deverá crescer 33,7%, segundo o relatório de março da Comissão Nacional de Abastecimento (Conab). Os reflexos do aumento de produção já são sentidos no mercado. A saca que era vendida por R$47,00 em março de 2016 agora é negociada por R$35,00. Um alívio ao pecuarista, que viu sua remuneração cair 5,0% este ano.


Veja na figura 2 que desde maio de 2016 tem aumentado a quantidade de milho possível de ser adquirida com o que se recebe por uma arroba de boi gordo.


 



E ao que tudo indica, quando a seca chegar, o pecuarista continuará sem grande dificuldade para suplementar o rebanho.


A partir da observação das cotações do milho e da arroba do boi gordo negociados na BM&F Bovespa no contrato de maio, mês em que sazonalmente se tem o pior patamar para o boi gordo do ano e com a entressafra, pode-se fazer essa projeção.


O resultado da interação entre estes dois mercados está representado na figura 3.  A relação de troca resultante dessa projeção fica entre as quatro melhores registradas em nossa série histórica para maio. E o resultado de 2017, 4,64 sacas/arroba, está próximo dos anos melhores para os compradores.


 



Por fim, o sufoco de 2016 para a compra do milho, aparentemente, acabou. Resta agora aproveitar o mercado, intensificar a produção.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja