• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Déficit de armazenagem de grãos


Sexta-feira, 11 de agosto de 2023 - 06h00

Alcides Torres é engenheiro agrônomo, formado pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" - ESALQ, da Universidade de São Paulo, é diretor-fundador da Scot Consultoria. É analista e consultor de mercado, com atuação nas áreas de pecuária de corte, leite, grãos e insumos agropecuários. É palestrante, facilitador e moderador de eventos conectados ao agronegócio. Membro de Conselho Consultivo de empresas do setor e coordenador das ações gerais da Scot Consultoria.

Eduardo Abe é zootecnista pela Faculdades Associadas de Uberaba - FAZU. É analista de mercado da Scot Consultoria.



Artigo originalmente publicado no Broadcast Agro, da Agência Estado.


O Brasil é um dos grandes produtores de grãos do mundo.


A estimativa para a safra 2022/2023 é de produção recorde, estimada em 317,57 milhões de toneladas (Conab), com possibilidade de tomar a posição da Índia e tornar-se o terceiro maior produtor de grãos do mundo segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).


Tabela 1.
Volume e variação anual da produção brasileira de grãos.

Fonte: Conab / Elaborado por Scot Consultoria
1 Previsão da Conab de julho/2023


O destaque positivo com relação à produção traz à tona um problema recorrente no Brasil: o déficit de armazéns.


A capacidade estática de armazenamento brasileira é de 193,39 milhões de toneladas (Conab), ou seja, 60,90% da produção estimada.


Grande parte desse armazenamento é realizado por traders e cooperativas. Nas fazendas, a capacidade estática de armazenamento está estimada em 30,14 milhões de toneladas, 15,59% da capacidade vigente de armazenamento.


Segundo a FAO, a capacidade de armazenamento deve ser 1,2 vezes maior que a produção anual, ou seja, a capacidade de armazenamento do Brasil deveria ser, pelo menos, de 381,09 milhões de toneladas.


Assim, sem alternativa, a produção fica em céu aberto ou silos bolsa, sujeitas ao ataque de pássaros, roedores, insetos etc., resultando em perda de qualidade ou do produto em si. 


Tabela 2.
Capacidade estática em fazendas, em toneladas, e participação em relação à capacidade total.

Fonte: Conab / Elaborado por Scot Consultoria


Produtores sem armazéns ficam impossibilitados de comercializar a produção em épocas em que os preços estão melhores e acabam obrigados a entregar a produção no mercado spot, reduzindo as possibilidades de ganho.


Vantagens do armazenamento próprio de grãos:


Possibilidade de escolha do momento de comercialização mais oportuno (preço da commodity, preço e disponibilidade de frete e prêmio no porto, entre outros fatores);


Garantia de obter o preço disponível pela produção, com valor agregado com operações de beneficiamento (pré-limpeza e secagem) na propriedade;


Possibilidade de prestação de serviços de armazenagem e beneficiamento para terceiros;


Melhor poder de decisão quanto à área a ser semeada, momento apropriado da colheita e comercialização são garantidos pela existência da unidade armazenadora na propriedade;


Redução de perdas e economia no transporte.


É notável a necessidade de investimentos em estrutura de armazenagem de grãos no Brasil.


A produção brasileira de grãos deverá crescer ano a ano e é imprescindível que a infraestrutura acompanhe esse desenvolvimento. 


Referências


CONAB. Portal Armazéns do Brasil. Disponível em: https://app.powerbi.com/view?r=eyJrIjoiNDdkNDM4ZjctYzk0OS00NWVjLWFlYjktZWQ4Njg3MDEyMTg0IiwidCI6ImU2ZDkwZGYzLWYxOGItNGJkZC04MDhjLWFhNmQwZjY4YjgwOSJ9. Acesso em: 24 jul. 2023.


Equipe SNA. Déficit de armazenagem no Brasil pode chegar a 270 milhões de toneladas na próxima década. 2022. Disponível em: https://www.sna.agr.br/deficit-de-armazenagem-de-graos-no-brasil-podera-atingir-270-milhoes-de-toneladas-na-proxima-decada/. Acesso em: 24 jul. 2023.


ROSANGELA MILLES (Brasil). Aprosoja. Déficit de armazenagem coloca em risco o abastecimento interno de grãos: mato grosso terá que exportar 43,3 milhões de toneladas de grãos por falta de armazenagem. Mato Grosso terá que exportar 43,3 milhões de toneladas de grãos por falta de armazenagem. Disponível em: https://www.aprosoja.com.br/comunicacao/release/deficit-de-armazenagem-coloca-em-risco-o-abastecimento-interno-de-graos. Acesso em: 24 jul. 2023.


TERRA MAGNA (Brasil). Portal do Distribuidor. O déficit de armazenagem do Brasil. Disponível em: https://terramagna.com.br/blog/o-deficit-de-armazenagem-do-brasil/. Acesso em: 24 jul. 2023.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>
Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja