• Domingo, 28 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Parâmetros para a definição do primeiro uso da pastagem - Parte 2


Segunda-feira, 17 de julho de 2023 - 06h00

Zootecnista, professor em cursos de pós-graduação na REHAGRO, na Faculdade de Gestão e Inovação (FGI) e nas Faculdades Associadas de Uberaba (FAZU); Consultor Associado da CONSUPEC - Consultoria e Planejamento Pecuário Ltda.



O objetivo deste texto é continuar estabelecendo os fundamentos para a definição quanto ao primeiro uso da área recém-estabelecida, ou por meio do pastejo ou por meio da colheita mecânica da forragem.


Esperar o pasto florescer e produzir sementes é perda de tempo

Ao final do artigo da edição anterior, me comprometi a responder a seguinte pergunta de um produtor ou de um técnico: “Eu sempre ouvi e sempre deixei o pasto florescer e produzir sementes no primeiro ano após o seu plantio. Não é preciso? Estou errando?”


Eu respondo que esperar o pasto florescer e produzir sementes é perda de tempo, de produção e, consequentemente, de dinheiro, mas então um interlocutor comenta: “Se o pasto não florescer, os animais irão arrancar as plantas jovens com parte aérea e raiz, diminuindo o estande de plantas”; outro interlocutor pondera: “Mas se o pasto não florescer antes dos animais o pastejarem não haverá queda de sementes que, após a sua germinação, são importantes para estabelecerem um estande de plantas mais uniforme, cobrindo todo o solo.”


Explico melhor: quando ocorre atraso do primeiro pastejo, as plantas alcançam alturas acima dos alvos de manejo, passam do estádio de crescimento vegetativo para o reprodutivo – quando alongam suas hastes, ficam mais altas e mais pesadas.


É comum ocorrer perda de forragem por tombamento das plantas mesmo antes da entrada dos animais no piquete, provocadas por ventos e chuvas fortes. Se este tipo de perda não ocorrer antes do primeiro pastejo, com certeza ocorrerá pelo pisoteio dos animais após a sua entrada nos piquetes.


Para evitar perdas de forragem por tombamento

Para evitar estas perdas, o ideal seria colher a forragem mecanicamente pelos processos de ensilagem, ou de pré-secagem, ou de fenação. Entretanto, é preciso que esta colheita mecânica esteja dentro do planejamento como um plano B, que seu custo esteja orçado e que a forragem conservada tenha uma finalidade definida previamente. Não dá para ser uma decisão de última hora.


Prejuízos causados pelo tombamento


A forragem perdida pelo tombamento das plantas pode trazer várias consequências negativas, tais como:


atraso na rebrota subsequente e não acúmulo de forragem suficiente para suportar animais na seca seguinte, principalmente se esta perda ocorrer já no final das chuvas;


mortes de plantas onde houve seu tombamento e os animais pisoteiam o solo úmido, com formação de lama;


morte de plantas no início da estação chuvosa seguinte, por causa da grande perda de água por transpiração através de grande área foliar durante a seca e pela imobilização de nutrientes pelas bactérias decompositoras (os nutrientes nitrogênio, fósforo e enxofre) ao decomporem uma grande quantidade de palha;


aumento de ataque de cigarrinhas, que atacam pastagens, cujos ovos e ninfas ficam mais protegidos pela palhada;


distúrbios metabólicos nos animais, devido à presença de fungos na palhada em decomposição.


Enquanto o produtor tradicional espera, o tecnificado já produziu entre 25 e 39 @/ha

Quando o produtor segue a sequência de procedimentos recomendada para o estabelecimento de uma pastagem, o potencial de produtividade da área, no primeiro ano de uso, pode alcançar 25 a 39 arrobas por hectare, produtividade que a preços atuais da arroba torna possível amortizar o investimento já no primeiro ano.


Ou seja, enquanto o produtor tradicional está esperando o pasto crescer livremente, florescer, produzir e lançar sementes ao solo, o novo período chuvoso para que as sementes caídas germinem, as plântulas emergirem, crescerem e se tornarem plantas adultas, o produtor tecnificado já produziu entre 25 e 39 arrobas por hectare e já pagou o investimento.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja