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Scot Consultoria

O Brasil no Agro Global


Segunda-feira, 29 de novembro de 2021 - 16h00

Analista de mercado da Scot Consultoria


Foto: Shutterstock

 


A equipe da Scot Consultoria participou do webinar "O Brasil no Agro Global" realizado em parceria entre o Insper Agro Global e o Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI), em 18 de novembro de 2021.


O webinar foi realizado para lançamento do livro "O Brasil no Agro Global", que tem como objetivo o debate sobre a inserção internacional do Brasil e a formulação de políticas para o agronegócio em nível global.


A apresentação está disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=c6k0AGfcyhw


O livro está disponível gratuitamente em: https://www.insper.edu.br/wp-content/uploads/2021/11/Livro_O_Brasil_no_Agro_completo.pdf 


Para o debate estavam presentes:


- Alexandre Peña Ghisleni, diretor do Departamento de Promoção do Agronegócio do Ministério das Relações Exteriores;


- José Alfredo Graça Lima, embaixador, ex-chefe das negociações comerciais do Brasil e vice-presidente do conselho curador do CEBRI;


- Julia Dias Leite, diretora-presidente do CEBRI;


- Márcio Rodrigues, gerente de agronegócios na Apex-Brasil;


- Marcos Jank, coordenador do Insper Agro Global e do Núcleo Agro do CEBRI e um dos organizadores do livro;


- Marcos Lisboa, presidente do Insper.


O livro traz um panorama da presença do Brasil no agro, mostrando a amplitude do Brasil no agronegócio e como se comportam as exportações brasileiras, considerando as regiões do mundo e produtos. Elaborado por 34 autores, entre pesquisadores do centro e colaboradores do governo, o material produzido contém textos sobre nove macrorregiões importantes para o agronegócio brasileiro.


O Brasil é diversificado em destinos e produtos, apesar das concentrações das exportações para Ásia e China, que respondem por 6 a 7% das exportações mundiais. Nesse contexto, o livro aborda pontos relevantes para as comercializações, como:


- Problemas e importância da comunicação e imagem do Brasil e dos seus produtos no exterior, principalmente com relação à questão ambiental e geopolítica em um mundo polarizado;


- A agenda ambiental e climática, dando atenção de como trabalhar de modo a evitar prejuízos à inserção brasileira no mercado internacional;


- Diversificação de mercados e adição de valor aos produtos exportados, buscando desenvolver negociações com mais regiões;


- O maior acesso a mercados, principalmente com relação a barreiras não tarifárias;


- O combate a práticas protecionistas distorcivas;


- Melhoria da política de atração de investimentos;


- Retomada da política comercial;


- Esforços na coordenação estratégica público-privada na promoção de produtos.


As microrregiões contempladas no material são:


- EUA e Canadá: grandes concorrentes brasileiros. Entretanto, há espaço para exportar para essas regiões, principalmente para os EUA.


- América Latina: tem sido notada uma diminuição do share com a região, entretanto foi o setor onde o Brasil mais abriu mercado nos últimos 2-3 anos.


- Europa: nota-se uma dificuldade crescente devido ao protecionismo, e temos perdido share, com um grande problema de comunicação e imagem.


- Oriente Médio: enorme potencial de expansão nas negociações em detrimento da necessidade de alimentos.


- Rússia: tem se tornado um concorrente brasileiro potencial, mas cabe a ressalva da boa relação diplomática com país.


- China: maior mercado, mas ainda falta consolidar o Brasil como um fornecedor confiável e regular.


- Sul da Ásia e África SSA: regiões com grande potencial de crescimento populacional, assim, é importante que o Brasil amplie as exportações e negociações para a região.


- Sudeste Asiático: com demanda crescente há grande oportunidade para ampliar presença na região.


No contexto em que vivemos, em que o agro é o setor mais internacionalizado da economia brasileira, ainda há um déficit de compreensão dos aspectos a serem melhorados, com necessidade de refinar a forma de atuação.


 



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